
A copa já começou. E com ela começam as festas com amigos e familiares. Não podemos dizer “evite festas se o orçamento estiver apertado” afinal de contas, é Copa. Mas, podemos de alguma forma, festejar o evento sem prejudicar nosso orçamento e objetivos propostos no inicio de ano.
-
FAÇA AJUSTES
-
CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO
-
DIVIDA
Se você quer festejar a copa precisa ajustar seu orçamento. “Temos recursos para tal ou vamos precisar cortar algum gasto?” Essa avaliação ajudará a determinar o que é mais importante.
Além disso, trocar determinadas despesas com lazer, por exemplo, pelos gastos das festas. Alguns podem dizer que isso é loucura, mas reduzir o valor dos investimentos também pode ser valido (não será 1 mês sem investimentos que irá prejudicar seu futuro).
Evite usar o cartão de crédito para fazer festas. Se necessário for usar, avalie o impacto das despesas nos meses futuros. Lembre-se sempre: CARTÃO DE CRÉDITO NÃO É RENDA EXTRA!
Se estiver entre usar o cartão e cortar despesas, tente optar pela segunda. Use o cartão somente se não houver nenhum impacto no seu orçamento.
Por fim, como é festa entre amigos, divida a conta. Comemorar com os amigos e familiares um evento tão esperado não tem preço, e se divertir sem sentir no bolso depois é melhor ainda. Dividir as despesas é uma ótima forma de curtir este mês e não impactar seu orçamento.
Se você tiver outras dicas para dar, deixe comentários!
Maico Sullivan | Especialista em finanças
Twitter: @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br