5 dicas para quem não sabe economizar

Submitted by Redação Comparabem on qua, 06/17/2015 - 18:34
Muito se fala sobre economizar, poupar, mas mesmo assim muitos continuam fazendo dívidas sobre dívidas. Você sabe economizar? Ou você sabe economizar do jeito certo? Aproveite as nossas dicas e faça mudanças!

Economizar não é fácil, mas para algumas pessoas é mais difícil por vários motivos. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Você vai precisar de mais organização e persistência. Coloque em prática as nossas dicas e você vai ver a diferença no fim do mês.

Dica 1: Pontapé inicial
Antes de economizar você precisa saber exatamente onde o seu dinheiro está sendo gasto. Anote e destaque os gastos básicos fixos, ou seja, aqueles com os quais você não conseguiria sobreviver. Elabore um orçamento detalhado, destinando cada centavo e acompanhe para poder fazer ajustes onde seja necessário.

Dica 2: Não é brincadeira!
Para conquistar qualquer objetivo ter foto é importantíssimo. Se você pensa em economizar por algum motivo específico, vai precisar se concentrar no alvo. Como você já organizou os gastos agora é hora de definir o valor que quer economizar para então determinar a quantidade a ser reservada a cada mês.
Vamos imaginar que você quer uma geladeira “side by side” (essas de duas portas) que custa 5.500 reais, e pensa em comprar em no máximo 8 meses, você vai ter que economizar 700 reais por mês e ao final ainda vai sobrar 100 reais.

Sugestão extra: Para aumentar a dose de motivação, faça lembretes e espalhe pela sua casa, carteira, bolsa, assim você vai estar o tempo todo pensando na sua meta. Dê destaque para o total economizado semanalmente para observar o seu progresso.

Dica 3: Guardando dinheiro
Um grande erro é guardar dinheiro em casa, primeiro porque você pode ser roubado e além disso o dinheiro não se multiplica, por menor que seja a taxa de juros no banco você recebe uns centavos por ter o seu dinheiro lá.
Veja algumas opções: A primeira é a boa e velha poupança, verifique se o banco escolhido cobra manutenção de conta ou outra taxa opte pelo que cobra menos.

A segunda opção na verdade é um conjunto de opções. O mercado financeiro oferece muitas opções e muita gente não sabe. CDB (Certificado de Depósito Bancário) tipo de investimento que te remunera a prazo fixo, mercado de ações, é mais arriscado porém pode remunerar muito bem. LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) tem remuneração interessante, porém exige valor mínimo e o é a prozo fixo. Previdência Privada, Tesouro Direto.

Sempre existe forma de colocar o dinheiro para render, tudo vai depender de você, da quantidade de dinheiro inicial, da sua economia mensal, e do tempo em que você pretende usar o dinheiro.

Tip 4: Economizar é igual a gasto

Para garantir que você cumprirá a sua meta de economia mensal, no seu controle financeiro coloque o valor definido como gasto/ despesa assim será muito mais fácil não mexer nesse dinheiro já que você vai olhar pra ele como uma obrigação.

Dica 5: Contas separadas
Se você decidiu guardar o dinheiro na mesma conta onde recebe o seu salário, ficará difícil economizar porque como esse dinheiro estará disponível e é possível que você acabe “roubando” um pouco das suas economias.
Abra uma conta poupança separada e assim não vai ter desculpas.
Cuidar do nosso dinheiro é possível quando as coisas estão claras. Coloque em prática nossas dicas e tome as rédeas das suas economias.

Por Johanna Bernuy | Jornalista e Blogger
Twitter: @jovi272