Financiamento ou Consórcio?

Submitted by Danylo Martins on qua, 07/30/2014 - 19:09
As vezes a dúvida nos faz deixar para depois ou mesmo no leva a tomar uma decisão desesperada. Você sabe a diferença entre consórcio e financiamento? Começando por esse ponto te convidamos a ler esse post e dar o primeiro passo para transformar os seus sonhos em realidade.
Decida entre consórcio e financiamento

Comprar a casa própria e o carro novo geralmente faz parte dos objetivos das famílias. Quando não dá para comprar à vista, o financiamento e o consórcio costumam ser as opções mais usadas para adquirir os sonhos de consumo. Em meio a tantas ofertas estampadas em jornais ou apresentadas em propagandas de rádio e TV, o consumidor precisa decidir por qual método de crédito optar.

É urgente?

O primeiro ponto a considerar é a urgência da compra, ou seja, quanto tempo você pode (ou quer) esperar. O consórcio não garante a posse do bem no momento da contratação da carta de crédito. O cliente pode receber o carro ou o imóvel se for sorteado ou der o maior lance. Na prática, o consórcio é alternativa para se programar, principalmente no caso das pessoas que não conseguem guardar dinheiro todo mês.

Entrega imediata

O financiamento, cujo valor total é mais alto do que na compra por consórcio, é mais comum porque traz um forte aliado: a posse imediata do bem. Com pelo menos 20% de entrada, é possível parcelar o restante do pagamento. Só que as taxas de juros devem ser pesquisadas. O crédito imobiliário, principalmente nos bancos públicos – Banco do Brasil e Caixa Econômica -, costuma ter taxas bem baixas, as menores entre as modalidades de crédito no mercado.

No caso do financiamento de veículos, a boa e velha pesquisa ajuda a encontrar taxas pequenas, como as praticadas por bancos de montadoras. O site do Banco Central disponibiliza na seção “taxas de juros” os valores médios cobrados pelas principais instituições, tanto para o crédito imobiliário quanto para o financiamento de automóveis. E no comparador que disponibilizamos para você é possível encontrar as opções que se encaixam às suas possibilidades.

Documentos

As exigências para um financiamento são muito maiores e a liberação do crédito está ligada à aprovação, já no consórcio a solicitação de documentos fica vinculada ao momento da entrega do bem, que pode ser afinal quando todas as parcelas já foram pagas ou durante através de sorteio ou lance. Muitos preferem optar pelo consórcio e poupar os 20 ou 30% da entrada que dariam num financiamento para usar como lance, assim existem mais chances de ter o bem mais rápido.

Seja qual for a sua decisão não se esqueça de pesquisar todas as opções que o mercado te oferece, e nunca comprometa o seu orçamento familiar. Considere todos os prós e contras e poderá aproveitar melhor o antes, durante e depois da sua compra.

Danylo Martins | Jornalista de Finanças Pessoais
Twitter
Blog