Qual é a melhor opção: consórcio ou financiamento?

Enviado em ter, 09/28/2021 - 19:09
Qual é a melhor opção: consórcio ou financiamento?

Para escolher entre consórcio e financiamento é preciso definir qual a sua urgência em adquirir o bem em questão. No consórcio, um grupo de pessoas se junta para autofinanciar a compra de um imóvel, um carro ou algum outro produto ou serviço. Os participantes podem ser contemplados dando o maior lance ou sendo sorteados, o que pode levar até o fim do contrato para acontecer. Quem for contemplado recebe a carta de crédito no valor combinado. Todos seguem pagando até quitar todas as prestações. No financiamento, o dinheiro sai logo que é assinado o contrato e quem toma o crédito segue pagando até o fim do contrato, mas já com o bem em mãos. 

A vantagem do consórcio é que não são cobrados juros, apenas uma taxa de administração para a administradora do consórcio, que deve ser autorizada pelo Banco Central. Mas é importante fazer os cálculos porque, às vezes, os encargos podem não compensar. 

Qual a diferença de um consórcio para o financiamento?

A diferença básica é que no financiamento o dinheiro é emprestado por uma instituição financeira, que cobra juros para adiantar esse valor, enquanto no consórcio, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se juntam para financiar entre eles mesmos o bem a ser adquirido. Neste caso, não há cobrança de juros.

Na prática, a maior diferença é que, pelo consórcio, você precisa esperar ser contemplado por sorteio ou por lance para poder ter o crédito em mãos. No financiamento, o dinheiro sai poucos dias depois de assinado o contrato. 

O que é mais barato, consórcio ou financiamento?

O consórcio é mais barato que o financiamento, no geral, porque não há cobrança de juros. Somando todas as parcelas do consórcio, o valor final é o do bem mais o da taxa de administração. 

Mas é preciso ficar atento à cobrança da taxa administrativa, que pode encarecer o contrato. Ela provavelmente não chegará a ser o valor do bem. No financiamento, não é raro ter de pagar para o banco em juros o equivalente a duas vezes o preço do bem adquirido. 

O que vale mais a pena, consórcio ou financiamento de imóvel?

Para saber se vale mais a pena fazer um consórcio ou um financiamento do imóvel você precisa pensar na sua necessidade. 

Pelo consórcio, você vai precisar esperar ser contemplado, o que pode levar anos. Mesmo que você dê um lance com o adiantamento de algumas parcelas, não há garantia de que você seja contemplado naquele mês, pois outro participante do grupo pode dar um lance maior. Portanto, se você precisa do dinheiro com rapidez, vale mais a pena fazer um financiamento. 

Se você não tem tanta pressa e pode esperar a sorte de ser contemplado, o consórcio vale mais a pena porque não tem cobrança de juros. No caso de imóveis, que são bens de alto valor e pagos a longo prazo, os juros do financiamento podem até triplicar o valor a ser pago.   

O que é melhor, consórcio ou financiamento de veículos?

Para saber se é melhor comprar um veículo com consórcio ou financiamento, você precisa definir qual sua necessidade atual. Se você pode esperar até ser contemplado por sorteio ou por lance, o consórcio pode ser mais vantajoso. Já se você precisa do carro imediatamente, o mais indicado é fazer um financiamento. 

Outra vantagem do consórcio é que, quando a carta de crédito sai, é possível comprar o modelo mais atualizado, de acordo com o valor combinado no contrato.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.