O que Considerar Antes de Comprar um Carro

Submitted by Maico Sullivan on qua, 03/12/2014 - 17:08
O tão sonhado carro novo é um "combo" de gastos, por isso Maico Sullivan nos dá algumas dicas práticas de como decidir se esse é o momento de comprar um carro.

O que você considera na hora de comprar um carro? Modelo, marca, ano, opcionais, valor, parcelas e entrada são alguns dos tópicos que estão na cabeça de quem está buscando adquirir o tão sonhado carro novo. Mas existem outros tópicos que devem estar no papel na hora de decidir pela compra de um veículo.

A primeira delas, e talvez a mais importante é: Você precisa mesmo de um carro? Essa parece ser uma pergunta absurda, mas é necessário respondê-la com toda sinceridade porque estamos falando de um bem de alto custo e que gera um fluxo de despesas constantes. Algumas vezes, é mais prudente pensar em outras formas de locomoção como transporte público ou táxi. A realidade é que a resposta para esta pergunta sempre estará mais relacionada ao status que um carro proporciona do que a real necessidade de tê-lo.

O segundo passo é por no papel todos os gastos que você terá com um veículo. E não estamos falando só do valor da parcela e da entrada; você deve somar também os gastos com combustível, manutenção, impostos e seguro. Coloque estes valores no seu orçamento e verifique o quanto ele irá representar do seu salário. Se a soma desses gastos for superior à 30% dos seus rendimentos, cuidado! É um sinal vermelho para um futuro feliz. Assumir custos fixos muito altos pode tirar sua flexibilidade financeira, pois será necessário ter maior prudência em tomar certas decisões que regem tanto sua vida financeira como profissional.

Quando nosso índice de endividamento se torna elevado nos obrigamos a evitar certas situações. Situações essas que poderiam garantir novas oportunidades. Neste caso, o sonho do carro próprio gera uma pedra no sapado.

Por último, busque auxilio na hora de comprar o carro. A dica é ter alguém que tenha conhecimento na área e possa lhe ajudar na decisão de qual carro comprar. Temos a péssima sensação de que sabemos de tudo e, muitas vezes, acabamos por cair em grandes armadilhas. No caso da aquisição de um carro a escolha errada pode resultar em custos elevados com manutenção e/ou impostos.

Depois de analisar tudo isso você saberá fazer a melhor escolha.

Maico Sullivan, especialista em finanças
Twitter: @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br

Comentários