O que você espera conquistar em 2015? Saiba como conseguir com apenas 5 dicas

Submitted by Maico Sullivan on qui, 01/22/2015 - 14:17
Se você quer garantir paz financeira pra você mesmo neste novo ano, aproveite as nossas dicas. A realização dos seus sonhos depende de você.
Saia das dívidas

Já estamos terminando o primeiro mês do novo ano e provavelmente você fez suas promessas na virada e entre elas devem estar sonhos a serem realizados. Mas a pergunta é: como está o planejamento para realização dos seus sonhos?

É muito comum acreditarmos que pensar em algo pode torná-lo real, mas a verdade é que, se não tivermos um plano de ação para nortear nossas decisões não chegaremos a lugar algum. Isso é um fato consumado na gestão das finanças pessoais e por isso, para que você comece o ano de 2015 com o pé direito e que, no próximo dia 31 de dezembro possa dizer feliz que realizou seus sonhos (ou pelo menos algum deles) deixo aqui algumas dicas essenciais.

  1. Tenha anotado todas as suas receitas e despesas

  2. A dica de praxe para todo site de finanças. E talvez a única dica que ninguém leve á sério. Ter anotado suas receitas e despesas mês a mês e a soma do montante ao final do ano te ajudará a compor seu fluxo de caixa e entender quais despesas podem ser minimizadas, cortadas ou substituídas. Além disso lhe dá uma ideia clara de quanto dos rendimentos já estão comprometidos.

  3. Lembre-se dos gastos não contratados mas que estão para chegar

  4. Isso se já não chegaram. Material escolar, impostos... Aquelas despesas de inicio de ano que você já está cansado de ver. São despesas que provavelmente você ainda não viu, mas que estão ai, à sua porta. Tenha em mente que parte do seu salário nos próximos meses já está comprometida.

  5. Cartão de crédito e as compras do ano passado

  6. Se você resolveu presentear todos os entes queridos, saiba que a conta chega este mês. Por isso fique atento a fatura do cartão de crédito. Se possível for, estipule um valor a ser usado nos próximos meses para reduzir o uso excessivo do crédito neste ano.

  7. Estipule uma meta de economia

  8. Ter objetivos é bom, pois lhe dá ideia de onde deseja chegar – ou o que deseja conquistar. Por isso elabore uma meta com o valor necessário para conquistar seu sonho – ou poder dar uma bela entrada. Seja a casa, o carro, uma viagem ou um curso... o importante é que você estipule um valor e calcule quanto deverá economizar por mês para conquistar esse sonho.

  9. Acompanhe seu controle financeiro regularmente

  10. Estipule um dia na semana para avaliar como está indo com suas despesas e, ano final do mês como fechou o resultado. Avalie se está conseguindo realizar o que foi planejado ou se precisará realizar correções no plano de ação.

    Se conseguir fazer com que sobre mais dinheiro que o esperado – sim, isso é possível – avalie as opções de antecipar a quitação de uma dívida ou guardar os recursos que sobraram. Assim você conseguira antecipar a conquista de seus sonhos.

    Maico Sullivan | Consultor e educador financeiro
    Twitter: @sullivanmaico
    www.ideiasefinancas.com.br