Como planejar o orçamento familiar?

Enviado em ter, 09/28/2021 - 14:17
O que você espera conquistar no Ano Novo? Saiba como conseguir com apenas 5 dicas

O primeiro passo para planejar o orçamento familiar é listar todos os ganhos e todas as despesas dos integrantes da família. Uma boa maneira de fazer isso é reunir tudo em uma planilha no computador, em um caderno ou em aplicativos próprios para isso. A lista deve incluir tudo o que entra e o que sai, mesmo aqueles gastos menores que, isoladamente, parecem inofensivos, mas que somam uma boa quantia no fim do mês, principalmente se juntar os pequenos deslizes de toda a família. 

Caso a quantia total gasta seja maior que a ganha é preciso fazer ajustes imediatamente, aumentando a renda ou cortando os custos.  

Planejar o orçamento familiar é uma tarefa trabalhosa, mas que compensa cada minuto investido. Para que o planejamento dê certo a dica é envolver toda a família. Não adianta apenas uma pessoa estar preocupada com a saúde financeira. Todos têm de se comprometer. 

O que é educação financeira familiar?

Educação financeira familiar é o processo pelo qual todos os membros da família se envolvem no aprendizado dos conceitos e dos produtos financeiros para que o grupo possa fazer melhores escolhas, aproveitar as oportunidades e conhecer os riscos ao lidar com as suas finanças. 

Quando a família toda se envolve nas questões financeiras, todos se beneficiam do conhecimento e podem contribuir para a saúde financeira do grupo. 

O que é o planejamento financeiro familiar?

O planejamento financeiro familiar é uma ferramenta usada para alcançar metas de curto, médio e longo prazo. Por meio do planejamento familiar, é possível determinar quais são os objetivos que a família quer alcançar e traçar estratégias de como vai fazer para chegar até lá. 

Para um bom planejamento financeiro é essencial ter consciência sobre a real situação financeira da família, conhecer os hábitos de consumo de todos, perceber onde estão os ralos para eliminá-los e estudar as melhores formas de investimento para vocês.

O que é orçamento financeiro familiar?

O orçamento financeiro familiar é a soma de todos os ganhos e todos os gastos para manter a família. Para ter uma vida financeira saudável esse orçamento deve estar sempre com saldo positivo. 

Além dos gastos do dia a dia, é essencial incluir entre as despesas na família uma porcentagem destinada a uma reserva para emergência de, no mínimo, 10% da renda total, e mais algum dinheiro dedicado a investimentos a longo prazo pensando na aposentadoria. 

Por que é importante toda a família participar do processo de construção de um orçamento familiar?

É muito importante que todos os membros da família possam participar da construção de um orçamento familiar, mesmo que o ganho da família venha de uma única fonte, porque assim todos se sentem parte da solução e fica muito mais fácil manter as finanças no controle. 

Para que a família tenha uma vida financeira saudável é preciso que todos do grupo colaborem. Não adianta o pai e a mãe serem econômicos, se o filho adolescente gasta mais do que o combinado no cartão de crédito, por exemplo. Ensinar as crianças a lidar com o dinheiro de forma consciente desde de pequenas é essencial para que elas tenham paz com as finanças no futuro.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.