Associação Brasileira de Bancos

Associação Brasileira de Bancos

A ABBC - Associação Brasileira de Bancos é uma entidade que reúne mais de 80 instituições participantes do Sistema Financeiro Nacional. Foi criada em março de 1983, em São Paulo, com a finalidade de reunir esforços entre as instituições e o governo, além de dar apoio técnico aos associados, composto principalmente, por bancos de pequena e média rede.

A sua missão é contribuir para o desenvolvimento econômico sustentado do País e para o fortalecimento do Sistema Financeiro, representando seus associados, agindo no sentido da defesa da livre iniciativa, da ampla concorrência, preservando a liberdade de escolha do consumidor e seus direitos e colaborando para o bem estar da sociedade.

Com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento econômico sustentável do País e o fortalecimento do Sistema Financeiro, a ABBC se posiciona em três pilares: Institucional, Educacional e Serviços.

O pilar Institucional tem como prioridade contribuir para o fortalecimento do Sistema Financeiro, representar seus associados juntos aos reguladores e a sociedade em geral, agir no sentido da livre concorrência entre as instituições, além de promover fóruns de discussões sobre os temas do mercado.

Para a área Educacional, a ABBC desenvolve programas de capacitação direcionados aos profissionais atuantes em atividades do sistema financeiro em um mercado cada vez mais exigente de qualificação.

Na prestação de Serviços, a ABBC disponibiliza produtos, ambientes e serviços que atendam as necessidades de seus associados e demais participantes do mercado, com uso compartilhado de serviços de observância regulatória, reduzindo custos operacionais.