Melhores carros para primeira compra

Enviado em sab, 10/31/2020 - 16:32
Melhores carros para primeira compra

Comprar o primeiro carro é uma conquista para ser comemorada, mas escolher qual o melhor automóvel para satisfazer suas necessidades requer um pouco de atenção, afinal esse é um bem de alto valor. Analisar as diferentes opções é importante para fazer a melhor escolha. 

Como comprar o primeiro carro?

Uma das primeiras preocupações que quem está se perguntando como comprar meu primeiro carro deve ter é com o orçamento disponível para manter o carro. Embora a entrada e as prestações sejam com certeza os maiores gastos, eles não são os únicos. É preciso levar em conta também outros custos, como combustível, estacionamento, seguro, IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e manutenção preventiva. Com tudo isso calculado, fica mais fácil saber qual vai ser o valor disponível para pagar o financiamento. 

Os especialistas aconselham a não comprometer mais que 30% da renda com prestações, por isso poupar por alguns meses para dar uma entrada melhor pode ser uma boa estratégia.   

Qual é o carro ideal para ser o primeiro?

O carro ideal para ser o primeiro comprado por um motorista é aquele com melhor custo-benefício, por isso, antes de decidir, é bom pesquisar os valores da manutenção das principais peças do modelo escolhido. Algo também a ser levado em consideração é o uso que será dado ao carro. Por exemplo, se você for pegar trânsito diariamente com o carro, é melhor optar por um modelo mais econômico, mas se você vai ficar muitas horas dirigindo todos os dias e usá-lo como ferramenta de trabalho, talvez o valha a pena considerar um modelo não tão econômico, mas mais confortável.  

Outra escolha que o comprador tem de fazer é se vai comprar um carro novo ou usado. Ambos têm vantagens e desvantagens. Carros novos costumam demorar mais tempo para apresentarem problemas. Mesmo a manutenção preventiva, com certeza não precisará ser feita logo nos primeiros meses. A principal desvantagem de comprar um carro zero é a desvalorização. Há modelos que chegam a perder 30% de seu valor no primeiro ano. Nesse quesito, os usados levam vantagem, já que a desvalorização é menor ao longo dos anos, ficando entre 10% e 20% por ano depois dos primeiros meses. A maior desvantagem dos usados é que a manutenção pode ser maior já que não se sabe como esse carro foi tratado nesses primeiros anos. Quem opta por um carro de segunda mão deve contar com a opinião de um profissional que possa avaliar se o carro está em bom estado e se a compra vale a pena.   

Quais os melhores carros populares para se comprar?

Antes de comprar um carro é bastante importante fazer um test drive, principalmente se você é um motorista iniciante. Nada como dirigir o veículo para saber como se sente dentro dele e se ele atende suas expectativas

Veja alguns dos carros mais indicados para a primeira compra:

Chevrolet Onix

O hatch da Chevrolet é o carro mais vendido do Brasil desde 2015, o que indica ser um modelo que tem agradado aos compradores. O carro vem com várias tecnologias embarcadas, como o WiFi nativo, carregador wireless e central multimídia, algo que chama a atenção dos jovens. 

Volkswagen Gol

Mais vendido por quase três décadas no Brasil, o Volkswagen Gol ainda se mostra uma boa opção para quem quer comprar seu primeiro carro. Entre as vantagens desse modelo estão a facilidade de manutenção.  

Hyundai HB20

O Hyundai HB20 também está entre os carros mais vendidos do Brasil. O carro tem entre os pontos positivos o fato de ser bastante econômico.  

Ford Ka

O Ford Ka está entre os cinco mais vendidos do país e completa a lista das boas opções para a primeira compra de carro. O automóvel oferece um bom preço de entrada e essa é uma das principais vantagens do modelo.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.