Ano Novo, Planejamento em Dia

Submitted by Maico Sullivan on ter, 01/07/2014 - 20:58
O ditado popular "É melhor prevenir que remediar" nos ajuda a entender a importância de planejar. Veja agora como começar o ano bem!

E lá se foi a primeira semana do ano. Depois de festas e muita diversão começam a aparecer as contas pra pagar. Quem usou cartões de crédito para comprar os presentes de natal vê o lado ruim das festividades: as dívidas. Além disso, temos as contas do cotidiano e aquelas de inicio de ano – as contas padrão de todo brasileiro.

Pra quem se programou, ótimo. Pra quem esperou a água bater nos pés, começa o corre-corre. Soma daqui, soma dali até fazer o jogo ficar no zero a zero (ou próximo disso). O engraçado – ou nem tão engraçado assim – é que sabemos que isso sempre irá acontecer, afinal o IPTU, IPVA, despesas com material escolar dos filhos, etc., sempre farão parte das despesas de janeiro e fevereiro. Mas são poucos (muito poucos mesmo) que se preparam para estas despesas.

Se você faz parte do grupo que se preparou, parabéns! Acredito que esteja colhendo os frutos do seu planejamento, com a cabeça tranquila pensando em coisas mais importantes do que as contas do mês. Se você faz parte do grupo que está esquentando a cabeça, chegou a hora de eliminar a procrastinação e começar a planejar sua vida financeira para 2014. As dicas pra começar são:

  • Organize as informações
  • Usando uma planilha de excel, um software ou até mesmo uma agenda ou caderno (simples assim!) anote todas as despesas já programadas. Deixe também um valor provisionado para despesas do cotidiano, a fim de ter um a previsão de gastos.
  • Com as informações levantadas, comece um processo de corte de despesas. Lembre-se que toda a família deve participar deste processo. Somente assim seu planejamento vai funcionar de verdade.
  • Por fim, comece a criar seu fundo de reserva. Com 50 reais por mês aplicados na poupança você poderá chegar ao fim do ano com um fundo de emergência de, aproximadamente, R$ 620,00. Parece pouco, mas em momentos de necessidade poderá salvar o seu mês.

Se gostou das dicas, continue lendo o blog e aprendendo mais. E lembre-se: mais importante que planejar, é executar o que foi planejado! Feliz ano novo pra você!

--
Maico Sullivan, especialista em finanças | @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br

Comentários