Como funciona o financiamento de um carro particular?

Enviado em qua, 06/15/2022 - 05:02
Como funciona o financiamento de um carro particular?

O financiamento de veículo funciona como um empréstimo. O banco empresta dinheiro para você pagar a compra do veículo, seja novo, seminovo ou usado. O empréstimo, acrescido de juros, é dividido em parcelas que são pagas mensalmente. Em geral, as instituições financeiras pedem uma entrada de 10% do valor do automóvel para conceder o empréstimo. Importante: certifique-se de que o carro esteja com a documentação em dia antes de assinar o contrato do financiamento.

Como é feito o financiamento de carros?

Há três modalidades de financiamento para compra de carros novos ou usados: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing e consórcio. Pelo CDC, o consumidor realiza um empréstimo em um banco para comprar o carro. O veículo já fica em nome do novo proprietário, que vai pagar o empréstimo em parcelas mensais.

O leasing funciona como um carro de aluguel pode se tornar seu. Você paga uma parcela todo mês. Se desistir, não precisa pagar mais e devolve o carro à financiadora. O automóvel é transferido para seu nome somente após a quitação das prestações.

No consórcio de veículos, o grupo é formado por pessoas que desejam adquirir um carro. Eles pagam todos os meses uma parcela do automóvel. É feito um sorteio e os contemplados recebem o crédito para comprar seu veículo, até o final do prazo todos terão essa oportunidade. 

Qual o valor mínimo de entrada para financiar um veículo?

O padrão do mercado é exigir pelo menos 10% de entrada no momento de assinar o contrato de um financiamento de veículo. Faça uma simulação e descubra quanto fica um financiamento de automóvel para você.

Qual a taxa de financiamento de veiculos?

No financiamento de veículo, em média, a taxa mensal de juros de um veículo novo é de 1,19%, já do veículo usado pode chegar a 3%. 

Quanto tempo demora a aprovação de um financiamento de carro?

Primeiro, é feita uma análise de crédito e, geralmente, os bancos informam em poucos minutos se o empréstimo do veículo foi aprovado.

Como comprar um carro de particular financiado?

Basta fechar o acordo com a financeira ou banco, oferecer uma entrada de, no mínimo, 10% do valor do veículo e escolher o prazo de pagamento. Em poucos minutos, você terá o retorno quanto à possível aprovação e, após a assinatura do contrato, o crédito será feito para o vendedor do carro.

Como saber se eu posso financiar um carro?

As instituições financeiras e os bancos farão uma análise de crédito, que vão levar em conta:

  • Nome limpo;
  • Bom score;
  • Renda comprovada;
  • Tem bom valor de entrada;
  • Seguro automotivo;
  • Tempo de uso do carro (quanto mais novo, melhor).

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.