A demora para o empréstimo pessoal cair da conta depende de alguns fatores e por isso varia bastante de acordo com cada caso. Os prazos são diferentes para cada instituição financeira, mas sabendo que quem pede um empréstimo pessoal geralmente tem pressa, as credoras tentam agilizar o processo.
Para liberar um empréstimo, a instituição faz uma análise do crédito, ou seja, verifica qual a real possibilidade daquele cliente pagar a dívida que está assumindo e qual o histórico de pagamento dele. São verificados, por exemplo, o patrimônio, a renda mensal e quanto desse ganho já está comprometido com alguma outra dívida.
Com essa pesquisa, o banco ou a financeira consegue definir qual o limite de crédito para emprestar àquela pessoa, quais juros cobrar e quantas parcelas podem ser feitas. Esse processo pode levar cerca de dois a três dias.
A segunda etapa é a aprovação do crédito, na qual todas as informações da análise são confirmadas. São solicitados comprovantes para o cliente que está pedindo o empréstimo provar sua capacidade de honrar a dívida que está assumindo. Dependendo da situação, essa fase pode levar cerca de duas semanas.
Como saber se o empréstimo foi liberado?
Para saber se o empréstimo foi liberado é preciso ficar de olho na conta em que ele vai ser depositado para ver quando ele entra ou manter contato com a instituição financeira que está emprestando o dinheiro para descobrir quando o valor será liberado.
Quanto tempo leva para liberar um empréstimo consignado?
Um empréstimo consignado leva, em média, de 3 a 5 dias úteis para ser liberado. Ele costuma ser um pouco mais rápido do que o empréstimo pessoal comum, já que as chances de inadimplência do empréstimo consignado são menores por ele ser descontado diretamente na folha de pagamento da pessoa que está pegando o dinheiro.
Como saber se o empréstimo consignado foi aprovado?
Assim como acontece com o empréstimo pessoal comum, para saber se seu empréstimo consignado foi aprovado, você pode acompanhar seu extrato do banco onde será feito o depósito ou entrar em contato com a instituição financeira para saber se e quando será feita a liberação. Já se você for aposentado ou pensionista do INSS e quer saber como acompanhar pedido de empréstimo consignado, você pode acompanhar a situação do empréstimo consignado pela plataforma Meu INSS.
O que vale mais a pena financiamento ou empréstimo?
Se o dinheiro tomado emprestado será usado para um fim específico, vale mais a pena fazer um financiamento. Essa modalidade tende a ter juros menores e prazos maiores justamente por ter um bem como garantia. Já no empréstimo, os juros costumam ser maiores e o valor, menor. A vantagem é que o dinheiro não precisa ser usado para a compra de um bem específico.