Guia de Cartões de Crédito

Antes de escolher o cartão de crédito mais adequado para você, é preciso conhecer as funcionalidades de cada opção disponível no mercado. Ter em mente as compras que você pretende fazer com ele também ajuda na decisão.

Criamos um guia especial para ajudar na sua escolha. Confira!

Como escolher?

Primeiro, responda a três perguntas:

1. Por que preciso de um cartão de crédito?
2. O que valorizo em um cartão de crédito? Benefícios adicionais, menor taxa de
juros ou maior aceitação no mercado?
3. Quanto posso gastar?

Leve em conta seu estilo de vida e os tipos de gastos mais comuns. Você tem uma viagem ao exterior em vista, vai se mudar e precisa comprar móveis e eletrodomésticos, acha que vale mais a pena fazer compras pela internet? Então, talvez o cartão de crédito seja uma boa escolha para você.

Compras

A maioria das pessoas usa cartão de crédito para fazer compras. Eles oferecem uma linha de crédito que permite comprar até um limite indicado.

Use esse tipo de pagamento para compras de grande porte, como eletrodomésticos ou uma viagem de férias. Assim, você pode parcelar o total e controlar o orçamento mensal. Pagar compras frequentes, como supermercado, aluguel e internet, com cartão de crédito só é recomendável se você pretende pagar todos os gastos no final de cada mês.

Cuidado com os cartões emitidos por uma loja específica: é importante analisar cuidadosamente essa opção antes de assinar o contrato porque esse tipo de serviço pode vir acompanhado de uma taxa de juros mais alta do que a dos cartões convencionais.

Disposição de dinheiro em espécie

É possível fazer saques com o cartão de crédito, porém os juros são muito altos. Nesse caso, prefira o cartão de sua conta corrente. Caso for necessário com o de crédito, indicamos não tornar essa prática algo frequente.

Transferência de dívida

O cartão de crédito oferece a possibilidade de cancelar uma dívida feita em um cartão por meio de outro. Escolhendo aquele que cobra menos juros para ser o cartão pagador, você economiza ao transferir a dívida.

Pagamentos

Para pagar seu cartão, normalmente há três opções:

Pagamento mínimo

Consiste em pagar os juros mínimos possíveis por mês; porém, sua dívida cresce a cada mês e você acabará pagando o capital em dívida após muitos meses (de 15 a 36).

Pagamento total

A cada mês você paga tudo que consumiu com seu cartão, de modo a não pagar juros, pois as condições de pagamento antes dos trinta dias são normalmente 0%. Lembre-se de pagar totalmente seu cartão assim que for possível.

Pagamento parcial

Caso não tiver o suficiente para pagar todo seu cartão, pague qualquer quantia maior ao pagamento mínimo para poder cancelar sua dívida em menor tempo.

Compras no exterior

Além de compras em território nacional, o cartão de crédito pode ser usado em viagens internacionais ou para pagar encomendas feitas pela internet. O parcelamento também é permitido, mas fique atento às taxas de juros antes de fechar qualquer negócio.

Outros benefícios

Alguns bancos oferecem milhagens aéreas, descontos em atividades culturais ou mesmo na anuidade, trocas de pontos por produtos, créditos de celular e vários outros. Mas fique atento! Leia cuidadosamente os termos e condições de uso antes de aceitar qualquer promoção oferecida pelo cartão. Algumas podem acarretar algum tipo de pagamento especial.

Pronto para escolher qual é o melhor cartão para você?
Veja as propostas no nosso comparador!

Não faça dívidas! Veja dicas sobre como gerenciar seu dinheiro aqui