Guia para Empréstimos

Quando o assunto é dinheiro, informe-se bem antes de assinar qualquer contrato com um banco. Aqui você confere dicas sobre taxas, encargos e tipos de serviço oferecidos. Leia atentamente, depois compare e escolha o que melhor se encaixa no seu orçamento!

Tipos de Empréstimos

Pedir dinheiro emprestado a um banco pode ser uma opção para fazer um investimento, sair de férias ou quitar débitos. Porém, é preciso conhecer bem os termos usados no jargão econômico para evitar cair em armadilhas e sair devendo mais ainda. Antes de escolher uma instituição financeira credora, procure mais de uma proposta, tire todas as suas dúvidas, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo e programe-se rigorosamente para pagar as taxas em dia. Conheça os termos e compare suas opções com mais certeza!

Empréstimo Pessoal
Pode ser usado para aquilo que o usuário quiser: compra de eletrodomésticos, passagens aéreas, diárias em hotéis ou para quitar outras dívidas. Por ser um empréstimo não garantido – para o qual a instituição financeira não sabe o destino do dinheiro – são cobrados mais juros que em outros tipos.

Empréstimo Consignado
Se você é funcionário de uma empresa, pode propor um empréstimo consignado a ela. Sua firma precisa ter contrato com um banco que irá dar o crédito e o desconto será feito diretamente em sua folha de pagamento. Por ser uma transação considerada mais garantida, as taxas de juros costumam ser menores. Nesta modalidade, você não pode escolher atrasar uma parcela do pagamento e, se você deixar de trabalhar na companhia através da qual conseguiu o dinheiro, o valor restante será descontado na rescisão de contrato.

Empréstimo Empresarial
Voltado especialmente para negócios de qualquer porte, esta opção é utilizada normalmente como capital de giro para sustentar operações cotidianas da firma. Para dar início a novos projetos, informe-se sobre intuições financeiras especializadas em micro e pequenas empresas.

Custos de um empréstimo

A cada mês você terá valores cobrados sobre o total de seu crédito. Se sua demanda por verba for urgente, compare e escolha o banco ou financeira que oferece menores taxas mensais.

Taxa de Juros
É um valor mensal pago à instituição que está cedendo o crédito sobre o valor do crédito. Fique muito atento a este ponto: é o principal componente do custo de um empréstimo e, muitas vezes, pode acarretar mais dívidas.

Encargos
Componente do preço de um empréstimo formado por custos de manutenção como transporte de documentos e correspondência. São valores pagos mensalmente e podem variar bastante entre os bancos.

Seguros
Para cada empréstimo, há um seguro diferente. Os pessoais, em geral, incluem o MIP (por morte ou invalidez permanente). Informe-se junto à intuição financeira sobre este fator. É um valor descontado todos os meses e pode significar uma quantia importante no total da dívida.