Como anotar as finanças?

Enviado em seg, 11/01/2021 - 00:00
Como anotar as finanças?

O primeiro passo para uma vida financeira organizada é fazer anotações. Mas você sabe como anotar as finanças? É bastante simples. Você pode fazer uma tabela no computador ou mesmo usar lápis e papel. O importante é tomar nota do valor, onde foi gasto e em que dia. Se quiser, pode também acrescentar a informação sobre o meio de pagamento e em qual categoria o gasto se encaixa: alimentação, transporte, moradia, educação etc.. 

Com tudo isso em mãos, é aconselhável fazer um balanço uma vez por semana ou, ao menos, uma vez por mês. Assim fica fácil visualizar para onde está indo seu dinheiro e fazer ajustes quando necessário.  

Como salvar minhas finanças?

Quando estamos com as contas desorganizadas parece que o dilema nunca terá fim, mas a organização é a melhor maneira de salvar suas finanças. Comece fazendo um inventário de tudo o que está devendo, do quanto ganha e do quanto precisa para suprir os gastos básicos. 

A partir desse levantamento, você pode cortar os supérfluos, renegociar as dívidas com cobrança de juros mais caras e melhorar a saúde financeira. 

Como ajustar as contas?

O único jeito de ajustar as contas é ganhando mais do que se gasta. Pode ser simples, mas nem sempre é fácil. Se você percebe que a conta não fecha no fim do mês é porque você está tendo um padrão de vida que não é o que deveria de acordo com sua receita. 

Corte os gastos ou aumente o ganho até que essa conta volte a fechar. Se você precisa de uma renda extra, tente verificar o que anda parado no seu armário. Será que não dá para fazer um bazar ou colocar à venda em aplicativos de usados.  

Como organizar as contas do mês?

Mesmo que você não seja muito amigo da matemática, é muito importante organizar as contas do mês para o bem de sua saúde financeira. Comece fazendo a lista das contas essenciais: aluguel/prestação, água, energia, telefone, internet, transporte, alimentação… O ideal é começar o mês pagando o essencial para não correr o risco de gastar o dinheiro do básico com supérfluos. 

Como fazer uma contabilidade pessoal?

Existe uma maneira bastante simples de fazer a contabilidade pessoal. Organize duas tabelas no computador ou em um caderno. Na primeira, anote todo o dinheiro que entra e, na segunda, todo o dinheiro que sai. 

Lembre-se de anotar até os gastos pequenos, como um café ou um brigadeiro. Aos poucos, com as anotações, você vai perceber se pode cortar alguns custos. 

O que fazer para melhorar as finanças?

O segredo para melhorar as finanças é ser organizado. Nada de ir gastando até que o cartão pare de passar. Faça o planejamento de seus gastos e coloque limites para cada um deles. 

Para viver tranquilamente, também é aconselhável fazer uma reserva de emergência, com o equivalente a, pelo menos, 6 meses de custos básicos.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.