3 Dicas para Organizar suas Finanças

Submitted by Andrés Gutierrez on ter, 05/29/2012 - 00:00

Antes de falar sobre o que é um orçamento, quero dizer o que ele não é. O orçamento não é uma camisa de força. Quando algumas pessoas escutam esta palavra, já começam a suar frio. Se você é uma dessas pessoas, tenho que te dizer que a maioria rejeita a ideia de o orçamento, porém ele é fundamental no caminho para a organização financeira. Se você quer ganhar dinheiro, se você tem sonhos, ou metas para alcançar, nem sempre precisa de mais dinheiro, talvez a chave seja somente se administrar melhor.

O famoso escritor John Maxwell diz que um orçamento é dizer ao seu dinheiro o que fazer em vez de perguntar aonde foi.

Todos os livros e conselhos de pessoas bem-sucedidas vão dizer que você tem que ter um plano. Imagine um construtor construindo uma casa sem um projeto. Outro escritor, Zig Ziglar, diz que "Se você não mirar no alvo, nunca vai acertar." Em outras palavras, ou você aprende a controlar seu dinheiro, ou a falta de dinheiro sempre vai controlar você. Me permita repetir... isso é muito importante. Ou você aprende a controlar seu dinheiro, ou a falta de dinheiro sempre vai controlar você."

Você até pode dizer, mas Andres, "eu não fui à escola para entender um orçamento", ou mesmo "eu ganho muito pouco para usar um orçamento". Entenda, ou você aprende a controlar seu dinheiro, ou a falta de dinheiro sempre vai controlar você.

Vou te dar três conselhos extremamente importantes pra que consiga começar a mudar seus hábitos e viver com um orçamento.

1. Coloque no papel.

Muita gente diz que tem o orçamento doméstico guardado na memória. Sério? Quem nunca foi ao supermercado com uma lista guardada na memória e voltou pra casa sem boa parte dos itens da tal lista e acabou gastando mais do que planejava?

Quando você faz uma lista:

  • Tem um plano e sabe o que vai fazer em lugar de andar perdido pelos corredores.
  • Sabe onde estão as coisas.
  • Gasta menos tempo, porque entra, compra e sai.
  • Gasta menos dinheiro e compra só necessário.
2. Coloque em prática.

Não é fácil. Nada que vale a pena é fácil. Perder peso não é fácil, mas vale o esforço. Se você continuar fazendo o de sempre, vai ter os mesmos resultados. A definição de insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

"Mas Andres, eu não tenho tempo..." Só que sabe que time ganhou o último Campeonato Brasileiro ou porque a Ana deixou o Pedro na novela, porém não tem tempo para cuidar do seu dinheiro.
"Andres, nós tentamos e acabou em briga". Eu também briguei. Existem diferenças em casa entre homens e mulheres, espertinho e boêmio, mas como adultos, temos que colocar o nosso orgulho de lado e parar para planejar o bem-estar da família.

3. Leva tempo, não desista.

Tenho que ser honesto, o primeiro mês não vai funcionar. Você vai perceber que seu salário não é suficiente pra alimentar uma família de cinco pessoas.
Não desista! Faça ajustes no seu orçamento. É como andar de bicicleta, a primeira vez você cai, mas tenta até que aprender e nunca mais esquece como se faz. Continue a ajustar seu orçamento até aprender. O futuro de sua família depende disso.

Sei que tudo isso não parece complicado, apenas lembre que: finanças pessoais são 20% conhecimento e 80% comportamento.

Não quero ser como as pessoas normais. Portanto, minha esposa e eu decidimos ser diferentes, decidimos ser como as pessoas que não têm nenhuma dívida. E se isso soa um pouco forte, é porque eu estou cansado de ver quantas pessoas sofrem e perdem suas casas, seus carros e até mesmo seus familiares somente por não dar atenção a pequenos detalhes.