4 perigos do cartão de crédito

Submitted by Aline Piologro on qui, 03/12/2015 - 20:18
Saber usar o cartão de crédito é importante para manter as suas finanças sob controle e ficar longe das dívidas, por isso escolhemos os principais perigos de ter um cartão de crédito.

Ter cartão de crédito não é um problema, e até podemos dizer que um cartão pode facilitar muito a nossa visa, mas infelizmente a maioria dos endividados sempre tem problemas com o cartão e em muitos casos o cartão é a raiz dos problemas. Por isso a pergunta é o que fazer para não ter problemas com o cartão de crédito?

A resposta para esse mistério está na forma como usamos o cartão, por isso separamos 4 coisas que você não deve fazer e assim ficar longe de problemas e dívidas:

  1. Pensar que é dinheiro disponível
  2. Se acabou o seu dinheiro e você pensa "compro com o cartão de crédito" é um forte sinal de que você olha pro ser cartão como se fosse uma extensão do seu próprio dinheiro. Esse é um dos principais perigos. O cartão de crédito, como o nome já diz, é um crédito, ou seja, um tipo de empréstimo imediato e isso significa que em algum momento será preciso pagar. Lembre-se que os juros do cartão de crédito estão acima dos 100% ao ano.

  3. Pagar sempre o mínimo
  4. Esse perigo tem consequências caras. Pagar o mínimo é o mesmo que entrar numa bola de neve das dívidas. Se você já está nesse problema o melhor é pagar qualquer maior que o mínimo, assim existem maiores possibilidades de pagar a dívida em menor tempo. O ideal se você já está endividado é "congelar" as comprar no cartão e negociar a dívida com o banco.

  5. Não conhecer as condições de crédito
  6. Se você não conhece as taxas de juros, a data de corte, vencimento, benefícios e outros detalhes do seu cartão significa que você está em perigo. Como é possível controlar algo que você não conhece? Comece lendo as letras pequenas do contrato e entendendo possíveis benefícios ou direitos caso alguma aconteça.

  7. Sacar dinheiro
  8. Isso além de um perigo é uma loucura, os juros para retirada de dinheiro do cartão de crédito são altíssimos, é melhor pedir um empréstimo pessoal ou consignado do que sacar do cartão de crédito. Se você já cometeu esse erro dê atenção ao item 2 dessa lista, se não é o seu caso aconselhamos que você esqueça que sacar dinheiro é uma possibilidade.

    Pode ser que você já tenha escutado essas dicas muitas vezes, porém se são sempre repetidas é porque ainda existem pessoas escolhendo estar em perigo financeiro. Aproveite a oportunidade para aprender, passe essa informação para pessoas que você sabe que precisam e lembre-se que existe, muitas opções no mercado, se você se considera controlado antes de escolher qualquer financeira procure a melhor opção para você! Compare aqui.