Como tirar vantagem do cartão de crédito?

Enviado em ter, 11/10/2020 - 20:18
4 perigos do cartão de crédito

Uma das maneiras de tirar vantagem do cartão de crédito é saber a data de fechamento da fatura, geralmente, por volta de dez dias antes do vencimento. Assim é possível ganhar até cerca de 40 dias para pagar a compra feita usando esse meio de pagamento. 

Por exemplo, se sua fatura precisa ser paga no dia 10 de dezembro, é possível que ela feche no dia 1º, ou seja, as compras pagas no cartão a partir do dia 2 de dezembro só cairão na fatura do mês de janeiro. Mas, atenção, essa data muda de acordo com o contrato, então é importante verificar com a empresa do seu cartão de crédito quais são as datas exatas.   

Quais são as vantagens de um cartão de crédito?

Além de ganhar alguns dias extras para pagar, sabendo usar bem as datas de fechamento de fatura, outra vantagem do cartão de crédito é poder parcelar compras de alto valor. A quantidade de parcelas e os juros cobrados variam de acordo com as empresas que estão vendendo os serviços ou os produtos. Em alguns casos, é possível parcelar, por exemplo, em 12 vezes sem juros, em outros em 3 parcelas já com taxas

O cartão de crédito também é um meio mais seguro de pagamento do que o dinheiro, por exemplo. No caso de perda ou roubo, é possível cancelar o cartão e evitar que outra pessoa gaste em seu lugar, o que não é possível com o dinheiro.

Outra vantagem que alguns cartões de crédito oferecem são os programas de fidelidade, que dão descontos e facilidades para os clientes que usam com mais frequência o meio de pagamento.    

O que acontece se eu não usar o cartão de crédito?

Se você não usar seu cartão de crédito, nada acontece, mas, principalmente se você paga anuidade, é bom repensar se vale a pena manter o cartão de crédito se ele não está sendo necessário na sua vida financeira. 

O cartão de crédito, como o próprio nome diz, é um meio de pagamento que adianta um valor para o titular, como se fosse um empréstimo. Ao usar o cartão de crédito para pagar uma compra, o consumidor assume que, no vencimento da fatura, pagará o valor integral, seja à vista ou parcelado com juros, ou o valor mínimo, deixando o saldo devedor para a próxima fatura, também com a cobrança de encargos.

Quais os perigos do cartão de crédito?

O principal perigo do cartão de crédito é gastar mais do que você poderá pagar no dia que a fatura vencer. Nesse caso, o consumidor tem as opções de pagar apenas o mínimo e deixar a dívida, sobre a qual serão cobrados juros pré-acordados, para o mês seguinte ou parcelar o valor total da fatura, também com a cobrança de encargos previstos em contrato.

Outro perigo é fazer saques com o cartão de crédito. As taxas para essa transação costumam ser bastante altas e não valem a pena a não ser em casos de extrema necessidade. 

Pode ultrapassar o limite do cartão de crédito?

Algumas operadoras de cartão de crédito permitem que você gaste além do seu limite no cartão de crédito, dependendo de seu perfil. Se precisar ultrapassar o valor pré-acordado o cliente deve pedir a avaliação emergencial de crédito. É preciso tomar muito cuidado com o endividamento nesse caso porque, geralmente, são cobradas taxas altas extras para permitir a liberação desse dinheiro a mais.

Pode ser cobrado juros no cartão de crédito?

Sim, podem se cobrados juros no cartão de crédito em duas situações: quando o cliente não paga o total da fatura no vencimento ou quando opta por uma compra parcelada, em que há incidência de juros pré-acordados. 

Em ambos os casos é importante estar atento às taxas para, se possível, trocar a dívida por outra mais barata. Às vezes, os juros de um empréstimo pessoal, por exemplo, pode ser mais barato e compensar mais do que entrar no rotativo do cartão.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.