Como acabar com as dívidas e sair do vermelho?

Enviado em seg, 01/10/2022 - 04:44
Como acabar com as dívidas e sair do vermelho?

O que fazer para sair do negativo?

Para sair do negativo, primeiro você vai aprender a desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro. Para isso é necessário falar e entender mais sobre despesas essenciais, gastos variáveis e obsoletos.

Veja esse passo a passo que vai te ajudar a sair do vermelho:

1.    Anote todas as suas dívidas

Escreva num caderno ou numa planilha o valor atualizado de cada dívida, taxa de juros, quantas parcelas estão em atraso e quantas restam. Entre em contato com as pessoas ou empresas que esteja devendo. Assim você consegue identificar quais dívidas devem ser priorizadas.

2.    Corte os gastos desnecessários

Faça uma triagem dos gastos: o que é essencial para a manutenção e sobrevivência da sua família, e quais as despesas desnecessárias, que podem ser cortadas nesse momento.

3.    Negocie sempre as dívidas

Renegocie aquelas dívidas com taxa de juros mais altas. Mantenha a calma e seja sincero em contar sua situação atual.

4.    Tempo para cuidar do dinheiro

Cheque a fatura do cartão de crédito toda semana, marque no caderno ou planilha todas as contas que você tem que pagar no mês. Esses hábitos disciplinam a compulsão por compras.

Como pagar as dívidas com pouco dinheiro?

É possível pagar as dívidas com pouco dinheiro, nesse caso o tempo para quitar vai se estender. Se você quer se livrar mais rápido da dívida, renegocie e busque uma nova fonte de renda.

Como pagar as dívidas mais rápido? Primeira dica importante: não elimine uma dívida, criando outra, ou seja, pare de gerar mais dívidas. Renegocie a forma de pagar, juros, prazos e valores das parcelas.

Estou com saldo negativo no banco o que fazer?

Converse com o gerente do seu banco e explique sua situação. Como as instituições financeiras prezam pelo bom relacionamento com o cliente, eles vão renegociar a dívida.

Como zerar todas as dívidas?

Tenha em mente que o mais importante é começar a quitar as dívidas de forma saudável, que não comprometa sua sobrevivência. Renegocie todas as dívidas e priorize pagar as que têm taxas de juros mais altas. Com disciplina, transparência e calma você vai conseguir zerar todas as pendências financeiras. 

Como acabar com as dívidas em 5 passos?

1.    Conheça o valor total das suas dívidas

Some os juros e taxas atreladas as parcelas. Tendo conhecimento do valor total da dívida você consegue avaliar quanto consegue pagar sem comprometer a renda mensal.

2.    Triagem das despesas

Liste quais as despesas essenciais (moradia, alimentação e transporte) e quais são as desnecessárias. Corte essas.

3.    Defina uma meta mensal de economia

Estabeleça uma quantia de dinheiro que vai poupar para quitar a dívida.

4.    Renegocie sua dívida

Converse abertamente com a instituição financeira e negocie prazos, taxas, juros. As empresas estão abertas as negociações, então, perca a vergonha e explique sua atual situação. Dê preferência a pagar as dívidas com juros mais altos.

5.    Aprimore sua educação financeira

Estude sobre como economizar dinheiro, cheque a fatura do seu cartão de crédito e outras despesas. Criar uma rotina de educação financeira vai te deixar mais habilidoso a lidar com dinheiro e assim quitar suas dívidas.

O que acontece quando se tem um saldo negativo na conta?

Quando o banco mantém o saldo negativo da conta em virtude da dívida pode colocar o débito no cheque especial (se você tiver essa linha de crédito), cuja taxa de juros é uma das maiores do mercado.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.