Quando você não tem comprovante de residência no seu nome, pode ser difícil realizar algumas atividades cotidianas, como abrir uma conta bancária, fazer um empréstimo ou alugar um imóvel.
Você pode fazer a declaração de residência a mão ou digitada e nela deve constar as seguintes informações:
- Nome completo
- Endereço
- Data de nascimento
- RG e CPF
- Assinatura
Além da declaração de residência, existem outros documentos que podem ser usados para comprovar residência:
Produtos Personalizados
- Conta de luz, água ou telefone
- Boleto bancário
- Cartão de crédito com endereço do solicitante
- Imposto de renda
- Carteira de trabalho
- Contrato de locação
- Declaração de matrícula escolar
- Declaração de matrícula em cursos extracurriculares
O que fazer quando não tem comprovante de residência no seu nome?
Se você não tem comprovante de residência no seu nome, pode fazer uma declaração de residência. Outra opção é usar documentos de terceiros para comprovar residência. Por exemplo, se você mora com seus pais, pode usar a conta de luz, água ou telefone deles.
Quem faz a declaração de residência?
A declaração de residência pode ser feita por qualquer pessoa que seja moradora do endereço declarado.
Como é que eu faço uma declaração?
Você pode fazer a declaração de residência a mão ou digitada e deve conter seu nome completo, endereço, data de nascimento, RG e CPF e assinatura. Se achar necessário, leve essa declaração para ser registrada no cartório.
O que pode ser usado para comprovar residência?
Você pode utilizar diversos documentos que conste seu nome como comprovante de residência. Alguns exemplos são:
- Conta de luz, água ou telefone
- Boleto de cartão de crédito
- Imposto de renda
- Carteira de trabalho
- Contrato de locação
- Declaração de matrícula escolar
- Declaração de matrícula em cursos extracurriculares
Como fazer um comprovante de residência grátis?
Muito simples, você pode fazer a mão ou digitalmente um comprovante de residência. Basta incluir seu nome completo, endereço, data de nascimento, RG e CPF, e assinatura.
Como se faz uma declaração de residência a mão?
Aqui está um modelo de declaração de residência que você pode usar:
Declaração de Residência
Eu, (nome completo), portador do RG (número do RG) e CPF (número do CPF), declaro que resido no endereço (endereço completo).
(Data e assinatura)
Como fazer declaração de residência pela internet?
Alguns órgãos públicos permitem que você faça declaração de residência pela internet. Para fazer isso, você deve acessar o site do órgão público e seguir as instruções.
Órgãos públicos para fazer a declaração de residência pela internet:
- Polícia Federal
- Ministério da Justiça
- Ministério da Educação
- Ministério da Saúde
- Ministério do Trabalho
- Prefeitura da cidade onde reside
O processo de solicitação da declaração de residência pela internet varia de acordo com o órgão público. Em geral, é necessário preencher um formulário online com as informações pessoais e do endereço de residência. Após a solicitação, a declaração de residência será emitida e enviada para o e-mail do solicitante.
Qual a validade de uma declaração de residência?
A validade de uma declaração de residência varia de acordo com o órgão que a exige. Em geral, uma declaração de residência é válida por 30 dias.
Como fazer uma declaração registrada em cartório?
Para fazer uma declaração registrada em cartório, você deve comparecer a um cartório e fazer uma solicitação. O cartório irá registrar a declaração e emitir um documento com validade jurídica.
Passo a passo de como solicitar uma declaração registrada em cartório:
- Compareça a um cartório com RG, CPF e comprovante de endereço (boleto, conta de luz, contrato de locação, etc);
- Solicite uma declaração de residência registrada;
- Preencha o formulário de declaração de residência;
- Pague as taxas do cartório;
- Assine a declaração de residência.