Como comprar um veículo zero?

Enviado em ter, 12/22/2020 - 14:28
Está na hora de comprar um carro novo? Saiba se você está preparado

O primeiro passo para comprar um carro zero é pesquisar marcas e modelos que caibam no seu bolso. Para ter uma ideia do preço médio dos veículos, você pode consultar a Tabela Fipe, que traz a lista do preço médio de venda de todos os carros, por modelo.  

Lembre-se de levar em conta que, além do preço do carro, seja ele pago à vista ou parcelado, você ainda vai precisar calcular os gastos com seguro, IPVA, DPVAT, combustível, estacionamento e revisões. Coloque tudo na conta para não ter dor de cabeça mais para a frente.

Para fazer sua escolha, leve em consideração qual será o uso do carro. Se você vai usar o veículo como instrumento de trabalho, talvez seja melhor escolher um carro mais econômico. Já se você preza pelo conforto e tem possibilidade de gastar um pouco mais com combustível, pode optar por carros maiores. 

Com alguns modelos pré-selecionados, vá às concessionárias fazer um test-drive. É importante dirigir o carro antes de definir a compra. Não esqueça de considerar os acessórios que podem vir com o carro. Pode parecer um detalhe, mas em uma cidade quente investir em um ar-condicionado, além de ajudar no seu bem-estar, pode facilitar a revenda no futuro.  

Escolhido o modelo, você deve providenciar a documentação do carro. Geralmente, a própria concessionária oferece o serviço. Se preferir, você pode contratar um despachante de sua confiança ou fazer por conta própria, indo ao Detran da sua cidade. Depois que estiver com a documentação pronta e as taxas de IPVA e DPVAT pagas,o carro precisa ser emplacado. 

Qual é a melhor forma de comprar um carro zero? Para comprar um veículo zero, você precisa primeiro definir qual o orçamento você tem disponível. Lembre-se que quanto maior a entrada dada, menor serão seus gastos com as taxas de juros. Se conseguir esperar até poupar todo o dinheiro para pagar o veículo à vista, melhor ainda. 

Caso opte pelo financiamento, pesquise no banco onde tem conta, quais as condições oferecidas para esse tipo de empréstimo, antes de fechar com a concessionária. É sempre bom ter um comparativo para poder negociar na hora de fazer o contrato. 

Considere uma parcela que caiba no seu planejamento financeiro. Os especialistas em finanças aconselham a não gastar mais do que 30% da renda com um financiamento de carro. 

Como comprar um carro zero quilômetro?

Comprar um carro zero quilômetro requer paciência e organização, assim como a compra de qualquer outro bem de alto valor. O mais indicado é pesquisar quais são as marcas e os modelos de sua preferência e quais deles cabem no seu orçamento. 

Depois que fizer sua escolha, você precisará cuidar da documentação e do emplacamento. O mais indicado é não tirar o carro da concessionária sem seguro. Assim você garante a proteção desde o primeiro momento que sair com seu novo carro na rua. 

Quais os procedimentos para comprar um carro novo?

Para comprar um carro novo, os procedimentos são escolher marca e modelo que caiba no orçamento, decidir como será feito o pagamento e ir à concessionária finalizar a compra. Com o carro comprado, você terá de providenciar a documentação e o emplacamento.

É mais fácil financiar um carro zero ou usado?

Se a sua intenção é pagar menos juros, financiar o carro zero é mais fácil. A vantagem do financiamento do veículo novo é que as taxas de juros costumam ser menores do que as taxas praticadas na compra dos usados. Quanto mais velho o carro, maior costuma ser a taxa de financiamento

Mas também é preciso levar em conta que os carros novos custam mais do que os carros usados, por isso, dependendo do valor total da compra, pode ser que as parcelas do carro novo sejam maiores.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.