Natal sem Dívidas

Submitted by Andrés Gutierrez on qua, 12/11/2013 - 19:47
Decidir por um empréstimo pessoal ou comprar tudo no cartão de crédito não são alternativas inteligentes para os presentes de natal. Andrés nos dá dicas de como lidar com a falta de dinheiro nessa época do ano.

Chegou a época de comprar presentes e lembrancinhas para toda a família e fica muito fácil gastar mais do que ganhamos. Porém, antes de tudo o mais importante é rever suas prioridades. Comprar presentes não deve ser mais prioritário que pagar o aluguel e também não devem ser mais importante que os gastos básicos como comida, água, luz ou mesmo, combustível para o seu carro. É incrível que existam pessoas que desligam o lado lógico do cérebro, gastam como locos e no final do mês não tem como pagar a prestação da casa.

Sua principal responsabilidade deve ser sempre sua família e se depois das despesas básicas ainda sobra algo, então partimos para a compra dos presentes. Mas se realmente você está “apertado” ou teve que tomar uma medida drástica para pagar algumas dívidas decida desde já não comprar presentes esse ano. Se você tem filhos explique a situação com amor e tente alternativas como permitir que eles possam dormir mais tarde, ou jogue aquele jogo que você detesta, mas seja sempre sincero. Faça o mesmo se em sua família houver muita pressão pela troca de presentes, sugira presente criativos, lembrancinhas das famosas lojas de 1,99 ou mesmo presenteia com algo que tenha em casa. Não é necessário gastar muito dinheiro para dar um presente especial e é melhor a criatividade do que dar outra vez a boa e velha gravata sem graça ou um par de meias brancas.

Por fim, lembre-se que não dar presentes não faz de você uma má pessoa. Participar das trocar de presentes é realmente muito divertido, mas não se meta em mais problemas financeiros, inclusive pode ser essa a causa da sua atual situação. Tome decisões com firmeza, assuma o controle da sua vida, e faça um planejamento financeiro, assim pode ser que o próximo natal seja do jeito que você sonhou, ou melhor, que planejou!

Acompanhe Andrés Gutierrez em:
Twitter @elshowdeandres
Facebook elshowdeandres
Site www.andresgutierrez.com