Como definir prioridades quando se tem pouco dinheiro e muito desejo?

Enviado em seg, 11/01/2021 - 14:25
Como definir prioridades quando se tem pouco dinheiro e muito desejo?

Definir uma prioridade financeira pode não ser uma tarefa fácil, mas é essencial para manter a saúde das suas economias. O primeiro passo sempre é fazer uma lista de tudo o que se deseja e descobrir quanto custa realizar esses sonhos.

Com as metas em mãos, veja qual realmente é importante e quais podem esperar mais um pouco. Outra dica é dividir os objetivos em curto, médio e longo prazo e ir separando um valor para realizar cada um deles aos poucos.   

Que prioridades é preciso ter com o seu dinheiro?

A sua prioridade financeira deve sempre ser os custos básicos, como alimentação, moradia e transporte. Se você tem dívidas, procure quitar primeiro as mais caras, ou seja, as que têm maiores juros e taxas. Para que seus gastos não virem uma bola de neve, o ideal é gastar menos do que ganha e fazer uma reserva de emergência, equivalente a, pelo menos, 6 meses de custos básicos. 

O que é prioridade financeira?

Prioridade financeira é aquilo que deve ser colocado em primeiro lugar na hora de pagar as contas. Isso varia de acordo com cada pessoa. Para cada um pode ser mais importante um tipo de gasto, mas é sempre bom colocar na frente os custos básicos, como moradia, alimentação, saúde e transporte.  

Quais devem ser minhas prioridades?

Em linhas gerais, as suas prioridades devem ser os gastos com as necessidades básicas. O mais indicado é custear primeiro a moradia, incluindo as contas de serviços básicos como luz e água, a alimentação e o transporte, que são essenciais até para você continuar ganhando dinheiro. 

Agora, se suas finanças não estão equilibradas, você terá de fazer escolhas mais difíceis. Neste caso, o mais indicado é pagar as contas mais caras ou que causem maior prejuízo primeiro. Antes de ficar inadimplente, sempre tente negociar com o credor. Se não der certo, procure uma linha de crédito mais barata, como o consignado, para quitar a dívida mais cara e pagar o que deve em parcelas. . 

Como definir prioridades nas finanças?

Para definir as prioridades nas finanças você precisa olhar para as suas necessidades e os custos que elas geram. O melhor é dar preferência aos gastos básicos para viver e depois pensar no que não é tão urgente. Passar aquela pizza com os amigos à frente da conta de luz pode se transformar em uma dor de cabeça no final do mês. 

Em que momento deve ser feito o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro deve ser feito a todo momento. Isso porque ele não é estático. A vida e as necessidades vão mudando ao longo do tempo e você vai precisar revê-lo toda hora. Tente pegar suas contas para uma faxina geral ao menos uma vez por mês. Olhe o que gastou naquele mês, o que pode economizar, quais objetivos foram alcançados e quais são suas próximas metas a curto, médio e longo prazo. 

Não tenha medo das finanças. Só tendo intimidade com seus ganhos e gastos você conseguirá manter uma vida financeira saudável.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.