Como funciona pagamento em débito automático?

Enviado em sex, 02/05/2021 - 19:37
Como funciona pagamento em débito automático?

O pagamento em débito automático funciona com a autorização do titular da conta no banco para que o valor devido em alguma fatura recorrente, como conta de água, luz, telefone etc.), seja descontado diretamente no banco, todos os meses, automaticamente. De acordo com o Glossário Simplificado de Termos Financeiros, do Banco Central. O que é um débito automático? Débito automático é uma forma de pagamento de contas na qual os valores devidos são debitados diretamente da conta-corrente do cliente". 

O débito automático pode ser autorizado e cancelado a qualquer momento pelo titular da conta, tanto no banco em que será debitada a conta quanto na instituição que receberá os valores pagos. Essa nova regulamentação do Banco Central para a autorização e o cancelamento de débitos em conta com o objetivo de conferir mais transparência ao processo serve para as contas pré-pagas, de depósito e contas-salário. 

Que horas cai o débito automático?

O débito automático não tem horário específico para cair e pode ser descontado da conta de onde será feito o pagamento a qualquer momento durante as 24 horas do dia de vencimento da fatura.O ideal é deixar o dinheiro referente a essa conta à disposição para não correr o risco de o boleto não ser pago ou de o valor ser descontado no cheque especial, deixando a conta no vermelho.

Como colocar conta em débito automático?

Para colocar a conta no débito automático, o consumidor precisar fazer uma autorização  entrando em contato com o banco onde ele tem conta ou com a empresa que emite o boleto. Cada instituição financeira e empresa prestadora de serviço tem um procedimento próprio para que seja a feita essa autorização por isso é essencial entrar em contato com cada uma para saber as regras. 

O que é o débito em conta?

Débito em conta é o mesmo que débito automático. Quando o cliente autoriza o débito em conta quer dizer que a fatura vai ser paga automaticamente pelo seu banco na data do vencimento. 

Quando o débito automático cai no sábado?

Quando o vencimento do boleto que está em débito automático ou em débito em conta cai em um sábado ou outra data que não seja um dia útil, como domingos e feriados, o pagamento é transferido para o próximo dia útil. 

A identificação dessa mudança de data é diferente em cada instituição financeira. Algumas já apresentam o saldo com o valor do débito futuro descontado outras deixam o dinheiro na conta, mas mostram que há um débito no próximo dia útil. É importante perceber como isso é mostrado no seu banco para não correr o risco de se confundir. 

Pode pagar boleto dia de sábado?

Com a facilidade dos meios eletrônicos, é possível pagar um boleto fora dos dias úteis, seja nos caixas eletrônicos ou pela internet, mas o desconto só será feito no dia útil seguinte ao pagamento. Dependendo da instituição financeira, esse débito aparece no extrato de uma maneira diferente. Geralmente, há uma aba “lançamentos futuros” onde aparecem os descontos do próximo dia útil.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.