Quando e como usar o débito automático

Submitted by Meu Bolso Feli… on qui, 08/14/2014 - 19:37
Ser organizado financeiramente é tarefa fundamental para quem quer ter uma vida tranquila, colocar algumas contas no débito automático pode ser uma boa alternativa. Descubra qual a melhor maneira de usufruir dessa facilidade oferecida pelos bancos
Em que momento usar o débito automático

Organizar as finanças é tarefa essencial para quem quer ter uma vida tranquila e pagar as contas em dia. A organização é um dos primeiros passos para evitar problemas, nome sujo, multas e juros abusivos. Pensando nisso, usar o débito automático pode ser uma ótima alternativa. "Essa opção é uma forma prática para realizar os pagamentos de suas contas, sem correr o risco de esquecê-los e ainda com a vantagem de não se preocupar com a data de vencimento, mas não se esqueça de deixar saldo na conta...", explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.


Para que serve o débito automático?

O serviço permite o agendamento do pagamento de quase todas as despesas da casa - água, luz, telefone, parcelas do IPVA e IPTU e de financiamentos ou compras realizadas - como crédito pessoal, cartão de crédito, escola, automóvel ou uma viagem parcelada, por exemplo.


Como pagar

Você escolhe quais contas vai colocar no débito automático e, no dia do vencimento, o valor a pagar é descontado da conta corrente. Exemplo: sua conta de telefone vence todo dia 10. Nesta data, o valor será retirado da sua conta. Quando o dia de pagar a fatura cair em um feriado ou final de semana, o valor será descontado no primeiro dia útil após a data. Nesse caso, você não precisará se preocupar com multas ou juros.

Lembre-se: Escolhendo o débito automático como opção, sempre confira o valor da conta para evitar erros na cobrança.


É seguro?

Se houver uma cobrança errada antes do débito, entre em contato com o banco e solicite o bloqueio do débito. Depois, ligue para empresa para solicitar a 2ª via da conta.

Se o cliente não percebeu o erro e o pagamento foi efetuado, segundo o Procon, é possível exigir o dinheiro de volta, e em dobro. Além disso, o consumidor pode exigir que o valor seja devolvido o mais rápido possível, da forma que ele achar melhor.


Fácil e rápido

Na maioria dos bancos você pode fazer o cadastro pela internet ou pela central de atendimento. "O serviço é gratuito, pois para o banco, receber dessa forma, é uma vantagem", explica Vignoli. Por isso, o cadastramento costuma ser fácil e bem rápido.


Vantagens

Não correr o risco de esquecer o pagamento de uma conta e não precisar se preocupar com as datas de vencimento, evitando juros e multas. "Por isso, essa opção é ideal para pessoas desorganizadas que tem o costume de atrasar o pagamento de suas contas, não por falta de dinheiro, mas por falta de disciplina", completa Vignoli.


Desvantagens

Quando o dia do pagamento chega e você não tem dinheiro na conta, duas situações são possíveis: o banco usa o limite de crédito pré-aprovado (ou cheque especial) e você corre o risco de pagar uma taxa por isso, ou o pagamento não será feito – e você vai pagar uma multa. Por isso, se você não tiver um bom controle sobre seus gastos e receitas, o débito automático pode ser uma opção arriscada.

Avalie o seu ritmo financeiro e escolha sempre o que proporcione mais benefícios!

Meu Bolso Feliz | Portal de Educação Financeira
Uma iniciativa SPC Brasil

Web Site
Facebook
Google+
Youtube

Comentários