Qual é a diferença entre débito e crédito?

Já virou hábito, no ato da compra com cartão, indicar se o pagamento será feito no débito ou no crédito. Mas qual a diferença entre o cartão de crédito e o cartão de débito?

É bastante simples. Quando você pede que o valor seja descontado no débito significa que o dinheiro vai sair quase que imediatamente da conta à qual o cartão está veiculado. Quando você paga no crédito quer dizer que você terá de pagar posteriormente, quando vencer a fatura do seu cartão.

O que é um crédito?

Crédito é uma quantia de dinheiro colocada à disposição de alguém que se compromete a fazer o pagamento no futuro. O crédito pode ser concedido de várias maneiras: empréstimo pessoal, financiamento, cheque especial ou cartão de crédito, no qual o consumidor tem um valor limite para fazer as compras. Usando esse meio de pagamento, os gastos só serão cobrados na data que vence a próxima fatura. 

Como funciona o cartão de débito?

O cartão de débito funciona como um saque da conta a qual ele está atrelado. Quando você paga um produto ou um serviço no seu cartão de débito é como se você tivesse ido ao banco, tirado o dinheiro em papel-moeda da conta e usado as notas para comprar, só que usar o cartão de débito é muito mais prático. 

O que significa pagar no crédito?

Pagar no crédito quer dizer que aquele valor precisará ser quitado apenas quando vencer a próxima fatura do cartão de crédito. Nessa modalidade, dependendo da data da compra e do vencimento do cartão, a pessoa pode ganhar até 40 dias para honrar a dívida. 

Mas é importante controlar bem esses gastos porque os juros cobrados no crédito rotativo e mesmo no parcelamento da dívida costumam ser bastante altos. O ideal é sempre manter os gastos até o limite que você consiga pagar toda a fatura quando ela vencer. 

Como funciona a compra com o cartão de crédito?

A compra no cartão de crédito funciona com a autorização do dono do cartão, seja por uma senha ou pelo código de segurança. A partir daí, a dívida do consumidor é com a operadora do cartão de crédito e não mais com a empresa de quem ele comprou o produto ou contratou o serviço. 

Qual é melhor débito ou crédito? 

Decidir se é melhor débito ou crédito depende muito de como estão as suas finanças no momento da compra. No débito, como o valor é descontado na hora na sua conta, você não corre o risco de você esquecer que fez a compra ou de gastar o dinheiro com outra coisa. No crédito, você pode ganhar alguns dias a mais para pagar. Uma das primeiras informações que você deve levantar sobre seu cartão de crédito é o dia do fechamento da fatura. Isso significa que tudo o que você comprar entre essa data e o vencimento da fatura só será cobrado na fatura do mês seguinte, o que significa mais de um mês de adiamento da cobrança. Outra vantagem do crédito, é poder parcelar compras de produtos mais caros, de acordo com a disponibilidade do vendedor.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.