O que significa um alienação fiduciária?

Atualizado em 18 de Abril 2023
O que significa um alienação fiduciária?

Alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Ou seja, o devedor passa ao credor algum bem como garantia de pagamento da dívida. Imóveis, carro, moto ou outro bem de valor que pode ser usado como garantia.

O que é um veículo com alienação fiduciária?

A alienação fiduciária de veículo funciona da mesma forma da convencional. Neste tipo de alienação, o comprador recebe um empréstimo da instituição financeira para comprar um veículo e dessa maneira, a instituição mantém a propriedade do carro como garantia do pagamento do financiamento.

Productos Personalizados

Quando sai a alienação fiduciária?

A alienação fiduciária encerra quando o devedor quita a dívida, com isso a posse do credor sobre o bem encerra. Vale ressaltar que o credor deve entregar ao devedor um termo de quitação.

Como tirar a alienação fiduciária?

Primeiro, é preciso quitar as dívidas para que seja possível dar baixa no termo. Isso inclui IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas, seguro obrigatório, em caso de veículo. 

Quanto custa para tirar a alienação fiduciária?

Em caso de imóveis, o valor é de 1% do valor do bem. 

O que acontece se não pagar a alienação fiduciária?

Se você deixar de pagar a alienação fiduciária, o proprietário fiduciário ou credor poderá vender o bem, independentemente de leilão, avaliação prévia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.