O que é um veículo com alienação fiduciária?

Enviado em seg, 02/14/2022 - 02:18
O que é um veículo com alienação fiduciária?

Um veículo com alienação fiduciária é um carro que está em nome do banco, ou seja, a pessoa adquiriu por meio de empréstimo bancário. O automóvel fica em nome da instituição financeira até que a dívida seja quitada.

Quem pode fazer a alienação fiduciária?

Qualquer pessoal Natural ou Jurídica, de direito privado ou de direito público, pode alienar em garantia.

O que fazer quando o veículo está com restrição de alienação fiduciária?

Primeiro passo, quitar todas as parcelas do empréstimo do veículo. Depois da última ter sido paga e compensada pelo banco, o credor (instituição financeira) deve retirar a alienação fiduciária do veículo e passar a propriedade para quem solicitou o empréstimo do automóvel.

Como saber se o veículo tem alienação fiduciária?

Para saber, basta ter o serial da placa do veículo e o número do Renavam, que fica no documento do automóvel. Depois, é só acessar o site do Detran do Estado onde o carro foi emplacado e inserir os dados. O órgão vai informar se o veículo está em nome de uma instituição financeira ou de uma pessoa.

Quem paga a alienação fiduciária?

A administradora ou você pode pagar a alienação fiduciária. Isso deve ser acordado e verificado no contrato firmado no início do financiamento ou consórcio. Em alguns casos, a taxa de alienação vem inclusa nos valores do financiamento. Mas, no geral, fica a cargo do usuário pagar essa taxa, como se fosse uma transferência para o seu nome.

Como faço para tirar a alienação fiduciária?

No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação.

O prazo é de 10 dias corridos depois da quitação do financiamento. Se o prazo não for respeitado, você deve procurar o banco e informar o pagamento, para que a baixa no gravame seja realizada e conste que já pagou a dívida do financiamento.

Como transferir um veículo com alienação fiduciária?

Para transferir um veículo com alienação fiduciária, o vendedor do automóvel e o cliente interessado devem contatar uma instituição financeira que fará todo o trâmite burocrático. A dívida será transferida para o nome do comprador, dessa forma, o vendedor fica isento de qualquer ônus futuro após a transferência.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.