A restrição de crédito, também chamada popularmente de “nome sujo”, acontece quando o consumidor tem alguma dívida vencida, que não foi paga, e a empresa a quem ele deve envia seu CPF para os cadastros de inadimplentes. Os principais bancos de dados de endividados no Brasil são SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e Serasa. O devedor precisa ser informado por escrito com antecedência, antes que seu nome seja negativado.
O que significa possui restrição?
Quando o consumidor possui restrição significa que alguma empresa credora colocou seu CPF em um dos bancos de dados de inadimplentes. É importante observar que o Código de Defesa do Consumidor determina que o consumidor inadimplente não pode ser exposto ao ridículo nem submetido a constrangimento ou a ameaça por dever.
O que é restrição interna no banco?
A restrição interna no banco é a justificativa usada pelas instituições financeiras quando, apesar de não estar negativado nos bancos de dados de inadimplentes, o consumidor não consegue crédito. Isso se deve ao fato de os bancos, muitas vezes, usarem o histórico de quitação de empréstimos e negociação de dívidas dos consumidores para criar um banco de dados próprio e, a partir daí, fazerem sua avaliação sobre a concessão ou não do empréstimo. Caso tenho sido um mau pagador em algum momento do passado, o consumidor pode não conseguir o dinheiro emprestado.
Como pagar dívida negativada?
Para pagar a dívida negativada o consumidor deve entrar em contato com a empresa credora e negociar o pagamento da dívida vencida. Saiba que a empresa não é obrigada a oferecer desconto ou parcelamento, mas muitas vezes ela aceita negociar para garantir o recebimento ao menos parcial do valor. A negociação precisa ser feita em acordo com as duas partes: credor e devedor.
Quanto tempo o nome fica sujo no banco?
O prazo de prescrição da dívida é de 5 anos. O Código de Defesa do Consumidor diz que depois que a dívida prescreve o nome do inadimplente deve ser retirado dos sistemas de proteção ao crédito. Mas é importante ressaltar que a dívida não deixa de existir. O consumidor continua devendo ao credor e a cobrança pode ser feita na Justiça.
O que é uma restrição de CPF?
A restrição no CPF também é chamada de restrição de crédito, nome sujo ou dívida negativada e acontece quando uma empresa, com quem o consumidor tem uma dívida vencida e não paga, manda seu CPF para os banco de dados de inadimplentes. Com restrição no CPF, o consumidor enfrenta dificuldade para conseguir novos empréstimos, abrir contas em instituições financeiras ou pedir um cartão de crédito, por exemplo.