A taxa de juros do Banco Central é a chamada taxa Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira e causa influência em todas as taxas de juros do país, incluindo financiamentos, empréstimos e aplicações financeiras.
A Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelo presidente e diretores do Banco Central, que se reúne a cada 45 dias. A taxa é uma média das praticadas nas operações diárias registradas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (de onde vem a sigla Selic). Esse sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo Banco Central onde acontecem negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.
O que é taxa de juros do mercado?
A taxa de juros do mercado é aquela que é efetivamente cobrada pelas instituições financeiras quando concedem algum crédito. Embora a taxa Selic influencie os juros de toda a economia, elas são diferentes.
O Banco Central mantém uma lista com as taxas praticadas pelo mercado, separadas por operações. Você pode consultar o levantamento das taxas de juros das instituições financeiras no site do Bacen.
O que é taxa preferencial de juros?
A taxa de juros preferencial é a taxa média das operações das instituições financeiras com seus clientes preferenciais. Essa taxa recebe o nome de Taxa Preferencial Brasileira (TPB) e usa como base dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central.
De acordo com o Banco Central, ela foi criada com o objetivo de facilitar a comparação entre as taxas brasileiras e as praticadas por outros países.
Como achar a taxa média de juros do Banco Central?
A taxa média de juros do Banco Central é divulgada mensalmente pela entidade, com as demais estatísticas monetárias e de crédito e pode ser encontrada no site do Bacen. Ela é calculada a partir da soma das taxas de juros concedidas pelas instituições financeiras, levando em conta também os valores emprestados.
Como saber a taxa média de juros do mercado?
Para saber a taxa média de juros do mercado, você pode consultar a lista do Banco Central com as taxas praticadas pelas instituições financeiras em várias modalidades de crédito e tirar uma média simples, ou seja, somar os índices dos juros e dividir o total pelo número de instituições.
O levantamento das taxas de juros das instituições financeiras pode ser consultado no site do Bacen.
Qual a taxa média de mercado divulgada pelo Banco Central?
O Banco Central divulga uma média das taxas de juros das operações realizadas pelas instituições financeiras em cinco dias úteis, considerando o valor do contrato. Os índices que constam na lista se referem à média das taxas de cada instituição na modalidade de crédito em questão, já que as taxas de juros variam de acordo com muitos fatores, como perfil do cliente, valor da entrada e o prazo de pagamento.
Qual a taxa de juros permitida pelo Banco Central? O Banco Central não fixa um limite para as taxas de juros, já que defende o princípio constitucional da liberdade de atuação e de livre concorrência. As instituições financeiras e os consumidores devem entrar em um acordo para definir o índice que vai ser cobrado no empréstimo.
Mas em alguns casos específicos, como do crédito imobiliário pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou nos empréstimos consignados pelo INSS, há leis que colocam limites para os juros cobrados.