4 Sugestões para sair das garras de dívidas

Submitted by Andrés Gutierrez on qua, 08/08/2012 - 00:00

Assim como nada que vale a pena é fácil de fazer, sair das garras das dívidas vai exigir tempo e esforço. Para te ajudar com isso, quero te dar quatro sugestões:

  1. Como ninguém constrói uma casa sem um projeto, assim também não viva a sua vida sem um orçamento. Um orçamento deve ser feito por escrito, a cada mês, antes do mês começar. Deve ser bem simples. Num papel, você escreve o que ganha e os seus gastos. A base é: Tudo o que entrar menos tudo o que sair tem que ser igual a zero. Deixe de viver além do que você tem na conta bancária! E viva com o plano que foi escrito no papel. Esta é a arma secreta dos ricos.
  2. Você precisa de um colchão financeiro. Você não vai conseguir sair do ciclo vicioso da dívida sem antes ter um pequeno fundo de emergências. Antes de começar a atacar as dívidas, você tem que se proteger dos golpes das vida e fazer uma poupança de R$ 2,000 nos próximos 30 dias. Se isto te parece absurdo, eu te desafio a você se sentar e pensar no que poderia ser feito para poder juntar essa quantidade. Te garanto que você vai se surpreender do quanto somos criativos quando temos um alvo.
  3. Se livre das dívidas, usando a bola de neve. Faça uma lista das suas dívidas, da menor para a maior, sem dar importância aos juros. Faça pagamentos mínimos em todas as dívidas, menos na menor. Em seguida, ataque a menor dívida com todo o dinheiro extra que você pode ganhar e ajuste o orçamento. Quando você pagar a dívida menor, use esse dinheiro para o pago mínimo da dívida seguinte e assim por diante, até você se livrar totalmente das dívidas.
  4. Força e muita coragem. Chega de enviar os nosso dinheiros para os bancos como se fóssemos escravos! Perceba que os bancos tem tirado muito dinheiro de nós, e isso tem sido um tema muito comentado em nossas conversas em casa. Você pode cair num buraco financeiro sem perceber, mas para que você saia das dívidas, é necessário ter um plano e determinação de segui-lo. Feche os olhos e sonhe em como você vai mudar a sua vida e viver sem pagos. Agora use esses objetivos como combustível para manter-se no foco e se livrar das dívidas!