Como economizar dinheiro todo mês?

Enviado em ter, 12/22/2020 - 18:34
porco

Para economizar dinheiro todo mês, você só precisa de uma coisa: disciplina. Pode não ser fácil começar, mas organizar as finanças para construir uma reserva para o futuro traz muitos benefícios.  

O primeiro passo é fazer uma planilha com todos os seus custos e receitas. O saldo tem de ser positivo. Caso não seja, é hora de fazer cortes. Retire os supérfluos, reduza os gastos com o que for possível e pense numa maneira de conseguir uma renda extra. Se tiver dívidas vencidas, negocie e faça um plano de pagamento possível de honrar. 

É muito importante transformar o ato de poupar em um hábito. Se você ainda está organizando as finanças e não consegue guardar muito dinheiro, considere poupar o que você gastaria com um cafezinho, uma cerveja ou um bombom, uma vez na semana ao menos. É pouco, mas com a frequência, a quantia aumenta e seu cérebro começa a perceber os benefícios a longo prazo.  

Como fazer uma tabela para economizar dinheiro?

Fazer uma tabela para economizar dinheiro é uma boa maneira de começar a poupar. Ela pode ser feita no computador, no celular ou mesmo no papel. A maneira mais simples de criar uma planilha financeira é listar todas as despesas e todas as receitas. 

Na primeira coluna, nomeie todos os custos que você tem no dia a dia: água, luz, telefone, plano de saúde, alimentação, transporte, lazer etc. Acrescente também uma linha para o “eu do futuro” e, na próxima coluna, coloque ali o quanto vai poupar. Na segunda coluna, coloque o valor de cada uma das despesas e acrescente uma linha no final de tudo com o total. Na terceira coluna, reúna todas as suas receitas. Se sua única fonte de renda é o salário, você terá apenas uma linha. Na quarta coluna, ponha os valores correspondentes à receita e faça a soma na última linha. 

Agora subtraia o total de despesas do total de receitas. Se o saldo for negativo, você terá de readequar seus gastos e ganhos. 

Quanto devo guardar por mês do meu salário?

A porcentagem ideal para guardar todo mês é 30% do seu salário. Isso significa que você deve adequar seus custos de vida para que sua rotina não use mais do que 70% do que você ganha. 

Esses 30% podem ser divididos em duas partes: uma para a reserva de emergência, que precisa ficar em aplicações que podem ser resgatadas a qualquer momento, e outra para o seu eu do futuro, em investimentos a longo prazo. 

Como juntar dinheiro em 6 meses?

Para juntar dinheiro em 6 meses é necessário ter foco. Se você pretende acumular uma boa quantia nesse curto período de tempo, corte tudo o que for possível da lista de gastos e coloque cada centavo na conta dos 6 meses. Um bom exercício é imaginar o que você cortaria se tivesse perdido sua fonte de renda. 

Para não cair na tentação de gastar o que está sendo poupado, a dica é separar o valor em outra conta corrente ou mesmo em uma aplicação. O importante é tirar de vista para não achar que aquele valor é para ser usado no dia a dia. 

Como juntar 20 mil reais?

Para juntar R$ 20 mil, você precisa dividir essa quantia em parcelas que caibam no seu orçamento. Esse número é equivalente aos meses que você terá de fazer o depósito da quantia em uma aplicação. Mesmo que no momento que você fizer esse cálculo pareça muito tempo, esforce-se para manter a disciplina e fazer o depósito mensalmente. 

O segredo do sucesso de quem poupa é incluir o valor a ser poupado nas despesas do mês como se fosse um boleto. Não deixe para separar o dinheiro apenas quando sobrar porque a chance de isso acontecer é pequena.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.