Quais são os requisitos para solicitar um empréstimo pessoal?

Para pedir um empréstimo pessoal no banco ou na financeira é preciso seguir alguns passos. Primeiro, é importante saber se a instituição financeira é credenciada pelo Banco Central. Como no empréstimo pessoal não são exigidas garantias, como acontece no financiamento ou no crédito consignado, por exemplo, os juros costumam ser mais altos, por isso é bom o consumidor comparar as diferentes taxas do mercado antes de fechar o negócio. Para facilitar essa etapa, as instituições financeiras são obrigadas a fornecer o CET (Custo Efetivo Total), com as informações claras sobre a taxa de juros anual, os encargos e as despesas das operações, incluindo todas as tarifas e os impostos que entrarão na conta. Outra dica é pedir uma planilha com a simulação das parcelas a serem pagas até o fim do contrato. 

Quais são os documentos necessários para fazer um empréstimo?

Para fazer um empréstimo, os documentos pedidos costumam ser um pouco diferentes de acordo com a instituição financeira, mas, em comum, sempre são exigidos RG e CPF, além dos comprovantes de residência e de renda. 

Quem pode pedir um empréstimo?

As regras para dar o empréstimo também costumam variar de acordo com a instituição financeira, mas basicamente se exige que o consumidor tenha entre 18 e 79 anos, seja brasileiro ou residente fixo do país, tenha um bom histórico de pagamento e não possua restrições de crédito.  

Como saber se posso pedir empréstimo?

Nenhuma instituição financeira é obrigada a dar o empréstimo pessoal para ninguém. Os critérios para a concessão do crédito são do próprio banco ou financeira. No geral, quem tem bom histórico de pagamento e consegue comprovar renda compatível com a dívida que vai contrair costuma conseguir tomar emprestado a quantia. Para ter certeza, só mesmo fazendo uma simulação na própria instituição financeira.   

O que precisa para fazer um empréstimo pessoal?

No empréstimo pessoal, o cliente pode usar o dinheiro livremente, sem precisar especificar ao credor qual será o destino do empréstimo. Em troca do valor, a pessoa física se compromete a pagar a quantia recebida com juros dividida em prestações, como descrito no contrato. 

O que fazer para conseguir um empréstimo?

Para conseguir um empréstimo pessoal é importante ter comprovação de renda. Se você for um profissional autônomo (MEI, por exemplo), fora da CLT, é possível usar a declaração do Imposto de Renda como comprovante, por exemplo. A maneira como cumpriu os contratos anteriores também tem peso importante na busca por um empréstimo. Quem honra as dívidas tem mais chance de conseguir um novo crédito.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.