Qual é a razão social da empresa?

Atualizado em 10 de Outubro 2022
Qual é a razão social da empresa?

A Razão Social de uma empresa nada mais é do que o seu nome jurídico: é ela que vai nos contratos e documentos oficiais do negócio. Muitos empreendedores podem confundir este termo com o nome fantasia, ficando em dúvida principalmente na hora de abrir seu negócio. 

O que colocar na razão social?

Para começar, o nome deve ter uma identificação própria. Pode ser um termo específico, o nome dos sócios ou uma sigla. O importante é que ele seja diferente do nome da concorrência. 

Productos Personalizados

Produtos Recomendados:

Empréstimos Online

FinanZero

Empréstimo Online

1,49% a.m.

Valor mínimo: R$ 500
Prazo: 6 meses a 24 meses

As condições se aplicam de acordo com as especificações de cada produto

O que é razão social exemplo?

A razão social existe para que a empresa possa ser especificada pelo ramo da atividade que exerce, podendo ser fiscalizada e enquadrada na lei. 

O que é razão social e nome fantasia?

A razão social é um nome de registro e uma informação básica de qualquer companhia, e que deve seguir algumas regras. Por outro lado, o nome fantasia é quase opcional. Eles são atributos diferentes de uma mesma empresa. 

Onde fica o nome da razão social?

Ela vai aparecer nas notas fiscais emitidas pelo empreendedor, no cartão do CNPJ, no Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) e em outras documentações relevantes. 

Como criar um nome fantasia?

  • Prefira um nome fácil de ser memorizado;
  • Se diferencie dos concorrentes, seja pronunciável e facilmente escrito;
  • Chame a atenção transmitindo atributos e valores da empresa;
  • Evite falsos cognatos e interpretações negativas.

Como fazer nome fantasia no MEI?

Sim, a qualquer momento o MEI pode cadastrar um nome fantasia. Você faz isso pelo site  Portal Empresas & Negócios, no card, "Atualização Cadastral de MEI", na opção "Solicitar". 

O que quer dizer a sigla Ltda?

LTDA significa Limitada ou Sociedade Limitada. A principal característica desse modelo de empresa é que a responsabilidade dos sócios se limita ao valor da cota integralizada no capital social. 

Como abreviar uma razão social?

A razão social de um Empresário Individual, por exemplo, obrigatoriamente deve ser composta pelo nome completo do Titular, podendo ser abreviado os primeiros nomes. No entanto, o último sobrenome não deve ser abreviado e nem mesmo preposições como “do”, da”, “e”, etc. 

Como saber a razão social de um CNPJ?

No site da Receita Federal tem um serviço chamado “Consulta CNPJ ”. Você digita o CNPJ que deseja consultar e terá acesso à ficha cadastral da empresa, com diversas informações, como: Razão social. 

Qual é a razão social do MEI?

A razão social para MEI, conhecido também por nome empresarial, é constituído pelo seu nome + número do seu CPF, como por exemplo, “João da Silva 12345678901”. Esse padrão é definido pela Receita Federal e só pode ser alterado quando o MEI realiza o enquadramento como ME (microempresa).

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.