O que é uma apólice de seguro?

Atualizado em 2 de Setembro 2022
O que é uma apólice de seguro?

Apólice é um documento emitido por uma seguradora quando você adquire um bem, que pode ser um produto ou serviço, e faz um seguro que explica exatamente o que o segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, está contratando, quais são as cláusulas, condições e riscos daquele contrato.

O que consta na apólice?

Productos Personalizados

Produtos Recomendados:

Empréstimos Online

FinanZero

Empréstimo Online

1,49% a.m.

Valor mínimo: R$ 500
Prazo: 6 meses a 24 meses

As condições se aplicam de acordo com as especificações de cada produto

Na apólice consta qual serviço foi contratado, suas regras de uso, condições e riscos do contrato.

Como consultar apólice do seguro?

Ao acessar o site da SUSEP, clique no menu e na área “Cidadão”, clique em “Consulta de Apólice de Seguro Garantia”. Em seguida, ao entrar na nova página, digite as informações na área de pesquisa que devem constar logo na primeira página de sua apólice de Seguro Garantia.

Quais são os tipos de apólice?

  • Apólice compreensiva ou multirrisco. Esse tipo de documento pode ter coberturas de ramos diferentes de seguros.
  • Apólice de riscos nomeados.
  • Apólice de recibo..
  • Apólice contra danos a terceiros.
  • Apólice aberta e fechada.

O que é valor da apólice? 

É o valor, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.

O que deve constar na apólice de seguro?

Deve constar exatamente o que o segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, quais são as cláusulas, condições e riscos daquele contrato.

Qual a importância da apólice de seguros?

A apólice é um documento emitido pela seguradora onde o seguro é contratado. O principal objetivo desse documento é comprovar que o segurado (quem fez a contratação do seguro) aceitou todas as condições, direitos, cláusulas e riscos daquele seguro.

Qual a diferença entre apólice e contrato?

Um contrato é um acordo de vontades firmado por duas ou mais pessoas, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. A compra de um produto ou serviço constitui um contrato; no caso, um contrato de compra e venda.

A apólice é um documento emitido por uma seguradora com a finalidade de formalizar a aceitação do risco assumido perante o contrato de seguro. Além disso, a apólice é quem determina o valor total segurado.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.