O que impede de fazer a portabilidade de empréstimo consignado?

Atualizado em 4 de Agosto 2023
O que impede de fazer a portabilidade de empréstimo consignado?

Abaixo alguns motivos que podem impedir essa portabilidade:

  • Limite de idade mínima ou máxima do indivíduo.
  • Restrição interna na instituição financeira.
  • Solicitação de portabilidade em instituição financeira não conveniada.
  • Não ter efetuado o pagamento do número mínimo de parcelas, entre outras situações.

Como fazer portabilidade de consignado de um banco para o outro? 

A portabilidade de empréstimo consignado pode ser realizada a qualquer momento após a contratação desse serviço em uma instituição financeira. Para fazer isso, você deve buscar uma outra instituição que ofereça empréstimos consignados e solicitar informações acerca da portabilidade. 

Productos Personalizados

Produtos Recomendados:

Empréstimos Pessoais

CrediHome

Empréstimo com Garantía Imobiliária

0,74% a.m.

Valor mínimo: R$ 30.000
Prazo: 24 meses a 240 meses

As condições se aplicam de acordo com as especificações de cada produto

Dicas importantes:

1. Pesquisa e comparação: Procure por bancos que ofereçam melhores condições e taxas de juros para a portabilidade do seu empréstimo consignado;

2. Solicitação de proposta: Entre em contato com o banco escolhido e solicite uma proposta de portabilidade de empréstimo consignado. Normalmente, isso pode ser feito por telefone, pessoalmente em uma agência bancária ou por meio do site do banco;

3. Documentação necessária: O banco irá solicitar alguns documentos para avaliar sua solicitação. Os documentos comumente solicitados incluem identificação pessoal (RG e CPF), comprovante de residência, comprovante de rendimentos, extratos bancários e informações sobre o empréstimo atual.

4. Análise e aprovação: O banco analisará sua solicitação, incluindo a análise de crédito, para determinar se você é elegível para a portabilidade do empréstimo consignado. Eles verificarão se você possui margem consignável disponível e se cumpre os requisitos estabelecidos pelo banco;

5. Liquidação do empréstimo anterior: Caso sua solicitação de portabilidade seja aprovada, o novo banco irá liquidar o empréstimo anterior com o banco atual. Eles cuidarão da transferência do saldo devedor e das obrigações contratuais;

6. Novo contrato: Após a liquidação do empréstimo anterior, será firmado um novo contrato de empréstimo com o novo banco. O contrato especificará as condições do novo empréstimo, incluindo a taxa de juros, o prazo e o valor das parcelas.

Qual banco tem a menor taxa de juros para portabilidade de consignado? 

Como a taxa de juros para a portabilidade de empréstimo consignado pode variar ao longo do tempo devido a diversos fatores, é difícil fornecer uma resposta definitiva sobre qual banco possui a menor taxa de juros no momento atual.
As taxas de juros são determinadas pelas políticas e estratégias de cada instituição financeira, bem como pelas condições do mercado.
Vale ressaltar que é importante considerar outros aspectos além das taxas de juros ao escolher um banco, como a reputação da instituição, o atendimento ao cliente, a qualidade dos serviços oferecidos e a solidez financeira da instituição.

É preciso ter margem para fazer portabilidade de consignado?

Não.

Quantas parcelas pagas para fazer portabilidade de consignado? 

A portabilidade de consignado pode ser feita antes até do pagamento da primeira parcela.

Qual banco compra dívida de empréstimo consignado? 

Listamos abaixo os principais bancos que compram dívida de empréstimo consignado:

  • Banrisul
  • Bradesco
  • Itaú
  • Safra
  • Santander
  • Cetelem

O que pode ser descontado na portabilidade? 

As instituições não podem cobrar pela realização da portabilidade e nem pela transferência de valores para liquidar a dívida.

 

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.