Sim, é possível fazer a portabilidade de financiamento imobiliário para que sejam negociadas melhores condições de crédito. Qualquer cliente tem direito de fazer a transferência de sua dívida para outra instituição financeira sem ter de pagar novas tarifas e impostos.
Para isso, é preciso que o cliente informe à instituição financeira que emprestou o crédito inicialmente que se trata de uma portabilidade. Assim, ela informa o saldo devedor para que a instituição que vai conceder o novo crédito liquide a dívida. A partir daí, o cliente passa a dever ao novo banco.
Como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário?
É como se o cliente liquidasse a dívida com um banco usando o crédito concedido por outro. Para fazer a troca, o ideal é que o cliente pegue as informações sobre o financiamento atual, como CET (Custo Efetivo Total), saldo devedor e valor das parcelas, e compare com as condições oferecidas por outras instituições financeiras.
Quando encontrar a melhor oportunidade, o cliente pode pedir a portabilidade. A própria instituição financeira que fez a nova proposta entra em contato com a anterior. Com a informação, a instituição financeira original pode oferecer uma nova proposta ao cliente para que ele continue com o contrato.
O banco não é obrigado a fazer a negociação e o cliente não precisa aceitar.
Qual o custo de portabilidade de financiamento imobiliário?
Para a portabilidade de financiamento imobiliário de uma instituição financeira para a outra não há cobrança de tarifa operacional ou de impostos, desde que o novo valor contratado não seja maior do que o tomado emprestado anteriormente.
Mas para que a portabilidade seja vantajosa, além de comparar as diferentes taxas de juros, o cliente deve levar em conta eventuais custos adicionais com cartórios, por exemplo.
Qual é o melhor banco para fazer a portabilidade?
O melhor banco para fazer a portabilidade é aquele que oferece taxas melhores que as que você contratou no seu financiamento imobiliário. Para poder identificar qual é esse banco é necessário que você faça uma pesquisa das taxas praticadas por diferentes bancos e compare com seu contrato atual.
Há ferramentas, como o Compara Bem, que podem ajudá-lo a encontrar um financiamento com menores taxas.
Qual banco tem a menor taxa de financiamento imobiliário?
As taxas de financiamento variam de acordo com muito fatores, por isso é muito importante comparar os CET (Custos Efetivos Totais).
Para descobrir qual banco ou instituição financeira tem a menor taxa de financiamento, você pode usar a ferramenta do Compara Bem e fazer a comparação. Para pesquisar, é só informar o valor do imóvel, qual a entrada que será dada, a renda mensal da família, em quanto tempo você pretende pagar e o estado em que será feita a compra. Em segundos, você terá acesso a uma lista de possibilidades.