Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

O que é um financiamento?

O financiamento é um tipo de empréstimo em que o dinheiro emprestado tem um destino certo, como por exemplo o financiamento de um carro ou de um imóvel. O bem comprado é usado como garantia na transação e, como em outros tipos de tomada de crédito, o dinheiro é liberado ao consumidor que assina um contrato garantindo que pagará a quantia emprestada, com acréscimo de juros e outros encargos, no prazo previsto. 

Geralmente a liberação do financiamento demora um pouco mais que outros tipos de empréstimos, já que a instituição financeira faz uma análise mais detalhada da capacidade de pagamento do cliente para emprestar o valor. 

Quais as vantagens de fazer um financiamento?

Como os financiamentos são feitos para a compra de algum bem específico, os juros tendem a ser mais baixos porque o bem fica como garantia do pagamento, ou seja, se o devedor não pagar as parcelas, a instituição financeira que emprestou o valor pode reaver o dinheiro tomando o que foi financiado. Outra vantagem são os prazos, que costumam ser mais longos nos financiamentos. 

O que são juros de financiamento?

De acordo com o Glossário Simplificado de Termos Financeiros do Banco Central, juros são "o custo que se tem para deslocar o dinheiro no tempo", ou seja, a taxa cobrada para emprestar ao cliente hoje um valor que ele só terá disponível no futuro.

No geral, a cobrança de juros não tem limites e cabe ao devedor e à instituição financeira entrarem em acordo sobre esse valor. Mas há algumas exceções. No financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), por exemplo, os juros não podem passar de 12% ao ano. 

O que é um empréstimo?

Empréstimo é o contrato que estabelece a tomada de dinheiro emprestado de uma instituição financeira por um consumidor. O valor é devolvido em parcelas pré-estabelecidas, com acréscimo de juros.   

Para que servem os empréstimos?

Diferentemente do financiamento, o empréstimo não tem um destino estabelecido em contrato. O dinheiro emprestado pode ser usado pelo consumidor da maneira que ele achar mais necessária. Justamente por não ter tal garantia, os juros do empréstimo costumam ser mais altos do que os do financiamento. 

O que é melhor fazer um empréstimo ou um financiamento?

Definir se é melhor fazer um empréstimo ou um financiamento depende do uso que será feito do dinheiro emprestado. No caso do empréstimo, os juros costumam ser maiores pela falta de garantia e o valor liberado geralmente é menor. Por outro lado, a liberação do  financiamento costuma ser mais burocrática. 

Se o valor emprestado já tem como destino certo a compra de um bem específico, provavelmente a melhor opção é um financiamento, mas sempre é preciso comparar todas as opções disponíveis. Uma boa dica é verificar os CETs (Custo Efetivo Total) dos contratos. 

O que são empréstimos e financiamentos?

Empréstimos são contratos firmados entre consumidores e instituições financeiras para adiantar um valor, que será quitado, acrescido de juros e outros encargos, em parcelas acordadas previamente. Financiamentos são um tipo de empréstimo que tem uma finalidade específica. O bem a ser adquirido é dado como garantia de pagamento.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.