3 pontos importantes para você ter um cartão de crédito

Submitted by Maico Sullivan on ter, 10/07/2014 - 13:07
Ter ou não ter cartão de crédito, eis a questão. Entenda se a questão realmente é ter ou não ter, ou se na verdade a chave do bom uso do cartão de crédito está no planejamento. Maico Sullivan nos ajuda a entender melhor.
Aprenda a administrar o seu cartão de crédito

Uma das ferramentas mais polêmicas na gestão financeira familiar é o cartão de crédito. Há quem condene seu uso, há quem defenda. Mas o que todos concordam é que, cartão de crédito sem planejamento financeiro é problema certo.

Portanto, se você deseja usar o cartão de crédito sem ter dores de cabeça com faturas no final do mês, deve se atentar a estes três pontos:

1. Cartão de crédito é meio de pagamento

Existe todo um misticismo em torno do cartão de crédito. Muitas vezes o plástico é tido como um mal para quem tem problemas com consumo compulsivo. Mas o que devemos ter em mente é que, assim como o dinheiro ou o cheque, o cartão de crédito é somente um meio de pagamento, nada mais do que isso. Portanto, se usado de maneira consciente e planejada você terá muito a usufruir do uso do cartão.

2. Cartão de crédito exige controle rígido

O maior erro de quem usa cartão é não acompanhar os gastos no decorrer do mês. Quem busca saber o total gasto no cartão somente quando a fatura fecha, tem 99% de chances de entrar numa bola de neve. Por isso, estabeleça um limite a ser gasto no cartão de crédito e faça o acompanhamento da fatura, no mínimo, uma vez na semana. Se você atingiu o valor estipulado, é hora de deixar o cartão em casa e esperar para poder voltar usá-lo. Outra dica é lançar todas as compras feitas com o plástico em uma ferramenta de controle financeiro, tendo assim um acompanhamento mais preciso das movimentações.

3. Não há sucesso sem planejamento financeiro

Como comentei anteriormente, não há felicidade com o cartão de crédito se você não tem um planejamento financeiro. É pelo planejamento que temos metas e controle para o uso consciente do crédito. Também é com um planejamento que podemos dizer o quanto podemos aumentar no consumo mensal ou da necessidade de reduzir nossos gastos.

Portanto, antes de sair por aí parcelando suas compras, elabora seu planejamento financeiro e avalie se ter o cartão é ou não uma boa ideia para o momento que você está passando.

Aproveite para encontrar o melhor cartão de crédito para você e sua família comparando as opções disponíveis aqui no nosso simulador!

Maico Sullivan | Especialista em finanças
Twitter: @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br

Comentários