É melhor alugar ou comprar?

Enviado em dom, 01/31/2021 - 20:28
É melhor alugar ou comprar?

É bastante comum as pessoas ficarem em dúvida se é melhor alugar ou comprar um imóvel financiado. A verdade é que, assim como quase todas as decisões que envolvem grandes valores, depende de vários fatores.

O primeiro ponto a ser analisado é o valor que você já tem para comprar o imóvel. Dependendo de quanto você precisa financiar, o contrato precisa ter muitos anos, o que aumenta a incidência de juros e faz as prestações ficarem mais altas. Neste caso, provavelmente o aluguel vai ser mais barato que o valor da parcela, então pode ser mais vantajoso ficar no aluguel e investir a diferença até alcançar um montante que valha mais a pena dar de entrada

Outra variável a se considerar é o seu momento na vida. Ao comprar um imóvel, você fixa suas raízes e tem menos liberdade geográfica, já que esse é um investimento com baixa liquidez, ou seja, pode levar algum tempo até que você consiga vendê-lo. Ao viver de aluguel, você tem mais flexibilidade, pois os contratos tendem a ter menos tempo de vigência que os financiamentos. No entanto, também há chance de você precisar sair do imóvel por imposição do dono, contra sua vontade. 

Como calcular se vale a pena comprar ou alugar?

Uma conta relativamente simples a se fazer é dividir o valor mensal do aluguel pelo valor do imóvel e multiplicar esse resultado por 100. Esse índice deve ser comparado às taxas mensais de investimentos mais conservadores. Se ele estiver maior, é mais vantajoso comprar. Se estiver menor, é melhor ficar no aluguel e investir a diferença entre o valor da locação e o que seria a prestação. 

Com a taxa Selic no mínimo índice histórico, é praticamente impossível encontrar investimentos conservadores que rendam o suficiente para superar este índice do aluguel. Para conseguir esse rendimento que valha a pena, é preciso conhecer um pouco melhor de investimentos e escolher as opções mais arrojadas. 

Quando vale a pena pagar aluguel?

Vale a pena pagar aluguel quando você não pretende ficar muitos anos morando no mesmo lugar. Ao comprar um imóvel, você deve considerar que transformá-lo novamente em dinheiro pode não ser tão fácil. Se você pretende se mudar em breve, é melhor alugar. 

Também é mais indicado pagar aluguel caso você ainda não esteja em um momento estável da carreira ou não tenha planos tão definidos para o futuro. A flexibilidade oferecida pelo aluguel é mais vantajosa se você prevê mudanças.  

Porque alugar um imóvel?

Existem alguns bons motivos para alugar um imóvel. Se você não tem dinheiro para dar entrada em um financiamento ou comprar um imóvel à vista, o aluguel é praticamente sua única opção. 

Mas se você tem um valor guardado pode estar se perguntando: por que alugar e não comprar? Um dos principais motivos é se você não tem certeza se vai fixar residência em algum lugar. Outro motivo é perceber que, de acordo com o momento da economia, vale mais a pena manter o dinheiro investido em outros ativos, como renda fixa, fundos imobiliários ou ações em vez de colocá-lo em um imóvel físico. 

O que vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel?

A escolha entre comprar ou alugar um imóvel depende de alguns fatores. Algo que deve ser levado em consideração é a questão emocional. Se é seu sonho ter uma casa própria, qualquer argumento racional de que é melhor alugar pode ser invalidado.

Se você quer considerar apenas a questão financeira, precisa levar em conta o seu momento pessoal e a economia do país. Se estiver em dúvida de onde quer se estabelecer geograficamente, alugar é a melhor opção. 

Também é preciso avaliar se em investimentos o dinheiro que seria usado na compra renderia mais que o valor do aluguel. Nesse caso, vale a pena alugar. Em tempo de juros baixo, pode ser mais vantajoso comprar, já que não é tão fácil fazer o dinheiro render o equivalente ao aluguel.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.