Quais são as vantagens e desvantagens do cartão de crédito?

Enviado em dom, 01/31/2021 - 20:11
Quais são as vantagens e desvantagens do cartão de crédito?

O cartão de crédito é visto como o vilão das finanças por muita gente, mas a verdade é que essa forma de pagamento tem vantagens e desvantagens. Se você souber aproveitar o melhor do cartão de crédito, ele pode ser um grande aliado para organizar suas contas. 

Entre as vantagens do cartão de crédito estão a segurança, a praticidade, a possibilidade de ganhar uns dias para pagar uma conta e o parcelamento até sem juros de compras com valores mais altos. Já as desvantagens que precisam ser consideradas são os altos juros cobrados em caso do não pagamento total da fatura e o descontrole dos gastos.  

Quais as vantagens do cartão de crédito?

O cartão de crédito tem algumas vantagens em relação aos outros meios de pagamento. Confira as principais delas:

  • Segurança. Em caso de perda ou roubo, é possível cancelar o cartão e evitar maiores prejuízos, o que não acontece quando a pessoa está portando dinheiro vivo, por exemplo.
  • Praticidade. O cartão é muito mais prático de carregar que um monte de notas e moedas. Além disso, não é preciso se preocupar com troco ou se você está carregando a quantidade suficiente de dinheiro.   
  • Possibilidade de ganhar uns dias para pagar uma conta. Essa é uma das maiores vantagens do cartão de crédito. A fatura costuma fechar cerca de 10 dias antes do vencimento, ou seja, tudo o que for comprado entre a data do fechamento e o dia do vencimento só será cobrado no outro mês.  
  • Parcelamento até sem juros de compras com valores mais altos. Com o cartão de crédito é possível fazer parcelamentos de valores maiores até sem a cobrança de juros, de acordo com a disponibilidade do estabelecimento que está vendendo. Muito mais prático e vantajoso do que o bom e velho carnê. 

Quais as desvantagens do cartão de crédito?

Preste atenção em algumas desvantagens que o cartão de crédito pode trazer para não se prejudicar ao usar esse meio de pagamento: 

  • Altos juros cobrados em caso do não pagamento total da fatura. Essa é a maior armadilha que o portador do cartão de crédito pode cair. Não pagar a fatura toda pode até parecer um bom negócio, mas os juros cobrados não compensam. Se você se enrolou com as contas, estude pegar um empréstimo pessoal a juros mais baixos para honrar tudo o que deve.  
  • Descontrole dos gastos. Colocar os gastos no cartão de crédito para ganhar uns dias para pagar é uma vantagem, mas se não houver disciplina e organização pode se transformar em um problema. Para garantir que não vai esquecer nada do que colocou no cartão para pagar na próxima fatura, anote tudo em um caderno ou coloque todos os comprovantes no mesmo lugar. Assim fica fácil visualizar o tamanho da dívida do próximo mês e manter o controle. 

Por que não usar o cartão de crédito?

Um bom motivo para não usar o cartão de crédito é se você não tem dinheiro para honrar a dívida que está contraindo. O cartão de crédito deve ser usado para facilitar a sua vida financeira. Se ele está trazendo problemas, você não deve usá-lo. 

A melhor maneira de tirar vantagens do uso do cartão de crédito é sempre pagar a fatura em sua totalidade no dia do vencimento. Se ao chegar a fatura, você não tem o valor todo, é melhor fazer um empréstimo pessoal a juros mais baixos a contratar o parcelamento ou o crédito rotativo do próprio cartão, que costumam ter juros bem mais altas que outras modalidades de crédito.  

Qual é o cartão de crédito mais vantajoso hoje?

O cartão de crédito mais vantajoso para você hoje vai depender do seu hábito de consumo, mas o mais importante é escolher uma opção sem a cobrança de anuidade. Assim, mesmo que você não use o cartão, não terá de pagar nada por ele. 

Outra dica para escolher um bom produto é optar por algum que tenha um programa de recompensa do qual você consiga realmente se beneficiar. Por exemplo, se o seu cartão de crédito só permite que troque os pontos por passagens aéreas e você não é o tipo de pessoa que costuma viajar, esse não é um bom programa de fidelidade. 

Também é possível encontrar atualmente cartões de crédito com política de cashback (do inglês, dinheiro de volta). Quando você faz compras utilizando o cartão, uma pequena porcentagem do pagamento volta para sua conta.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.