Quando se paga o mínimo do cartão, o que acontece?

Enviado em qui, 01/14/2021 - 18:39
 cartão de crédito

Quando se paga o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, automaticamente o saldo devedor restante, que é calculado pelo total da fatura menos o que foi quitado, entra no crédito rotativo. Essa modalidade tem juros altos, por isso deve ser evitada ao máximo. 

Desde 2017, uma resolução do Banco Central determinou que o crédito rotativo precisa ser pago na próxima fatura ou o saldo devedor deve ser parcelado, em condições mais vantajosas. 

O que significa pagar o mínimo do cartão de crédito?

Pagar o mínimo do cartão de crédito significa quitar apenas uma porcentagem da dívida, deixando o restante para ser liquidado no próximo mês, com cobrança de juros. 

A porcentagem que equivale ao pagamento mínimo do cartão deve vir especificada no contrato e pode variar de acordo com os riscos da operação, o perfil do cliente ou o tipo de produto, analisados pela instituição financeira.

O que é melhor pagar o mínimo do cartão ou não pagar?

O melhor é pagar, pelo menos, o valor mínimo do cartão. Se você não paga nem o mínimo, você se torna inadimplente e, quando for pagar a fatura, terá cobrança de juros ainda maiores do que os do rotativo.

Caso não tenha a quantia necessária para pagar a dívida, considere pegar um empréstimo pessoal, que tem juros menores, para quitar o valor todo com menos taxas. 

Quantas vezes posso pagar o mínimo do cartão de crédito?

Com as novas regras do Banco Central, não é mais possível ficar pagando apenas o mínimo do cartão de crédito por meses seguidos. Em 2017, entrou em vigor a resolução que determina que "o saldo devedor da fatura de cartão de crédito (...) somente pode ser objeto de financiamento na modalidade de crédito rotativo até o vencimento da fatura subsequente", ou seja, esse saldo devedor deve ser pago até a data da fatura seguinte ou ser parcelado em condições mais favoráveis. 

No entanto, o titular do cartão pode usar o crédito rotativo novamente para novas compras e pagar apenas o mínimo outra vez, enquanto parcela o que deve do mês anterior. 

O que significa fatura paga parcialmente?

Quando a fatura é paga parcialmente significa que qualquer valor entre o total devido e o mínimo foi quitado. O saldo devedor, acrescidos dos juros do crédito rotativo, precisa ser pago na próxima fatura ou ser parcelado com juros menores.  

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

Se você não pagar a fatura do cartão de crédito, você se torna inadimplente e pode ter seu nome negativado. O mais indicado é sempre pagar o total da fatura para evitar a cobrança de taxa, mas se não for possível, o melhor é pagar ao menos o mínimo para não sujar o nome e prejudicar seu score junto aos órgão de proteção ao crédito.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.