Programas de Recompensas: Saiba Usar

Submitted by Carlos E. Freitas on ter, 03/18/2014 - 14:48
Os programas de recompensas dos cartões de crédito oferecem muitos benefícios, mas é preciso saber usá-los da melhor maneira.

Nos últimos anos, os programas de fidelidade estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Antes, estes programas de recompensa estavam restritos às companhias aéreas. Somente aqueles que viajavam de avião podiam usufruir dos seus benefícios.

Hoje diversas categorias de produtos oferecem este benefício. Em várias redes de drogarias, os clientes, ao comprar produtos de higiene ou perfumaria, podem acumular pontos. Ao abastecer o carro em um posto de gasolina, também se pode beneficiar dos programas de milhagem. A simples compra no supermercado também pode em algumas redes gerar um benefício. Sem se esquecer dos gastos em viagens. Hospedagem em hotéis, aluguel de carros, compra de passagens aéreas (em alguns casos até passagens rodoviárias), gastos em restaurantes; tudo isto se pode transformar em pontos em algum programa de milhagem. E não se pode esquecer que caso o pagamento de cada um destes produtos seja feito com cartão de crédito, mais pontos podem ser acumulados. As administradoras de cartão de crédito são campeãs na distribuição de pontos e milhas em programas de fidelidade.

E qual a razão do aumento no número de programas de fidelidade?

A maior concorrência entre as empresas destes setores. Interessadas em manter seus clientes tradicionais e conquistar os clientes das concorrentes, as empresas buscam oferecer cada vez mais benefícios para os consumidores. Os programas de fidelidade são umas das ferramentas mais utilizadas para alcançar este objetivo. É uma forma de recompensar o cliente e uma boa tentativa de torna-los clientes fiéis. Do lado dos clientes, essa recompensa recebida pode ser trocada por um produto ou serviço. As milhas e pontos acumulados nos diversos programas podem se transformar em passagens aéreas, diárias de hotel, combustível, eletrodomésticos, ingressos para shows ou espetáculos, vales-compra e diversos outros produtos ou serviços.

Concentrando os gastos em um determinado fornecedor ou pagando suas despesas com um único cartão de crédito, o consumidor pode se beneficiar ainda mais. O negócio cresceu tanto que as empresas que administram os programas de fidelidade estão separando este negócio de seus outros negócios. No Brasil, a TAM criou outra empresa para administrar o seu programa de milhagens: Multiplus Fidelidade. Abriu, inclusive, o capital desta empresa. A Gol também seguiu este caminho e transformou o Smiles em uma empresa independente.

E quais os cuidados devem ser tomados pelos consumidores?

O primeiro deles é estar atento ao prazo de validade dos pontos acumulados. Cada programa tem um regulamento específico. Os prazos de validade são bem diferentes. Muitas vezes, os consumidores acumulam o benefício por algum tempo, mas quando estão prestes a utilizá-lo, são surpreendidos pela perda de vários pontos. E muitas empresas avisam de forma bem tímida a proximidade da expiração destes pontos.

Outro cuidado importante é não se esquecer de comparar os preços antes de se decidir por um produto ou serviço. Muitas vezes, iludido por um futuro benefício, o consumidor acaba decidindo por um produto que lhe garanta alguns pontos em um programa de recompensa, mas sem observar que o valor pago é mais alto que nas empresas concorrentes. Este gasto superior não será recuperado com o benefício oferecido pelo programa. Neste caso, o consumidor não está se aproveitando adequadamente do programa de fidelidade.

Acumule milhas e pontos em todas as ocasiões vantajosas! Mas não se esqueça de usá-las.

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