que é melhor uma casa ou um apartamento?

Enviado em seg, 03/21/2022 - 04:44
O que é melhor uma casa ou um apartamento?

Quando você juntou suas economias e tomou a decisão de adquirir um imóvel, seja para morar ou como investimento, uma dúvida comum é qual o melhor imóvel para comprar?

Vamos por parte. Primeiro defina qual é objetivo da sua compra: é para usufruir ou é para investir?

Com isso definido, você já consegue avaliar as diferenças, as vantagens e as desvantagens de cada tipo de imóvel e quais se adequam melhor ao seu objetivo.

Apartamento X Casa: prós e contras

Segurança:

O apartamento é uma moradia que dificulta, mas não impede totalmente a invasão de um assaltante. Um porteiro bem treinado e sistema de câmeras agem como obstáculos para o criminoso não entrar no seu prédio e apartamento.

Morar numa casa também pode ser seguro, mas será indispensável instalar um sistema de monitoramento com câmeras e alarmes.

Manutenção:

Num prédio circulam muitas pessoas diariamente e isso demanda uma manutenção e limpeza constante, então, essas despesas são divididas e diluídas mensalmente no condomínio. Essa taxa também engloba os serviços de portaria e zeladoria do imóvel.

Já uma casa, o número de residentes é bem menor e com isso o desgaste do patrimônio também é mais lento. Dessa forma, o gasto em manutenção é esporádico e pontual como pintura, reparo elétrico e hidráulico.

Privacidade:

Se você gosta de reunir amigos e fazer festas nos finais de semana, morar em apartamento não é o mais indicado. Em prédio, é proibido fazer barulho após 22 horas e quem desrespeitar é multado. Quem mora em casa, tem mais flexibilidade para receber pessoas, mas não fica ileso das regras de boa convivência do bairro. Se um barulho muito alto persistir durante a madrugada, seus vizinhos podem chamar a polícia e você pode ser multado por perturbação do sono.

Por que não comprar um apartamento?

Como todos os bens, há prós e contras em adquirir um apartamento. Em linhas gerais, um apartamento é um tipo de bem que requer manutenção constante devido ao grande número de pessoas que moram e transitam nas áreas úteis do edifício. Quanto mais velho o prédio for, mais reparos e despesas vão gerar, dessa forma sobe também o condomínio. Caso saiam moradores do prédio, a taxa vai ficar mais cara para quem ainda reside. Vale ressaltar que tudo é decidido em assembleia dos condôminos e vence a decisão votada pela maioria. Até mesmo pequenas, reformas no seu apartamento, precisam de prévia autorização do síndico, que vai atestar se a obra não vai danificar a estrutura do edifício.

Quais as vantagens de morar em um apartamento?

Morar em um apartamento é uma opção muito favorável para quem vive sozinho, abre mão da privacidade em troca de mais segurança. Em geral, apartamentos em prédios bem conservados tendem a valorizar cada vez mais se estiverem localizados em grandes centros ou próximos de estação de metrô. Por isso é importante observar se o prédio tem uma gestão atenta na manutenção e segurança.

Muitos edifícios dispõem de academia, espaço gourmet, salão de festas, salão de jogos, piscina, sauna e quadra de esportes. Esses atrativos atendem as necessidades de famílias com crianças.

Por que é tão difícil comprar um imóvel?

Ter um imóvel é o sonho de grande parte das pessoas. É uma aquisição que demanda muito planejamento financeiro para conseguir arcar com essa grande e longa dívida que pode durar até 30 anos. No Brasil, onde a economia é muito instável, se torna mais complicado ainda e por esse motivo, as pessoas recorrem ao financiamento imobiliário. As instituições financeiras emprestam dinheiro para você comprar o imóvel e como garantia de pagamento da dívida, ela cobra taxas e juros, que encarecem mais ainda a compra do bem.

Se você pensa em adquirir um imóvel e quer pedir empréstimo, faça aqui uma simulação de quanto ficaria um financiamento imobiliário.

Por que não financiar um imóvel?

O financiamento imobiliário é uma dívida extensa, de até 30 anos. Perder emprego, gastos altos com saúde e outros imprevistos podem impactar na sua renda e dificultar o pagamento das parcelas. Por isso, algumas pessoas optam em economizar dinheiro por alguns anos para comprar à vista ou pelo menos dar de entrada um montante significativo com intuito de financiar apenas o restante.

Como saber se vale a pena comprar um apartamento?

A compra de um apartamento vale a pena se não ultrapassar seus recursos financeiros. Lembre-se que se trata de um bem com valor alto e as taxas de seu financiamento impactam no valor final. Faça aqui uma simulação de financiamento imobiliário.

É muito difícil comprar uma casa?

Comprar uma casa é um sonho de quase todos trabalhadores. No Brasil, a economia com seus altos e baixos e uma taxa crescente de desemprego tornam o acesso a casa própria mais difícil. Esse cenário de incertezas desencoraja e dificulta o brasileiro a honrar uma dívida longa. Por isso, é tão raro comprar uma casa à vista ou encarar um financiamento imobiliário extenso de até 30 anos.

É vantajoso investir em imóveis?

Imóveis é uma das formas mais tradicionais e seguras de investimento, afinal de contas, todos necessitam de um local para morar, um espaço para estudar, trabalhar, realizar eventos, etc. Independente da revolução digital, com o boom de serviços à distância, em alguma parte do projeto o imóvel estará envolvido, nem que seja de forma esporádica como coworking.

A outra vantagem é que o imóvel está imune à quebra de bancos e não pode ter seu valor controlado pelo governo, como a poupança. Além disso, as parcelas de um financiamento imobiliário, taxa de aluguel e outras transações desse setor são atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil.

É melhor comprar um imóvel ou aplicar o dinheiro?

Comprar imóveis ou investir seu dinheiro em aplicações são tipos de investimentos rentáveis, mas com diferentes características. Antes de sair investindo, entenda de que forma e quando quer resgatar lucros, seja longo, curto ou médio prazo.

Com as aplicações, o investidor consegue maior diversificação, do que num imóvel, onde o dinheiro está concentrado num bem. Por outro lado, o imóvel tem a vantagem de não sofrer interferências do governo como a poupança e nem ficar à mercê de bancos, que correm o risco de falir.

Por que é melhor alugar do que comprar?

Sair do aluguel pode ser o desejo da grande maioria das pessoas, mas será que vale a pena? Imagine que você esteja trabalhando perto da sua moradia, mas foi transferido para outra filial da empresa ou mudou de emprego para um local bem mais distante. Se possuísse um imóvel, provavelmente teria de vender e procurar outro, mas na prática você sabe o quanto é difícil arranjar um comprador rapidamente para usar esse dinheiro na compra de outro. Nessa situação, morar de aluguel é a opção mais prática porque tem a agilidade de mudar de residência sem grandes gastos. Outra vantagem, não é necessário ter o valor de entrada do imóvel, como é exigido no ato da compra. Alugar um apartamento exige bem menos dinheiro de imediato do que comprar.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.