O que significa bandeira de cartão de crédito?

A bandeira do cartão é a empresa instituidora do arranjo de pagamento. Mas o que isso significa? Quer dizer que ela é a responsável pela organização, estrutura, fiscalização e pelas normas operacionais e de segurança necessárias para o processamento das transações nas compras com cartões de crédito

A bandeira não movimenta valores. A “troca” de dinheiro é feita entre o emissor, que emite o instrumento de pagamento (cartão) e fornece o crédito, e a credenciadora, que credencia a loja para aceitar o cartão e captura, processa e liquida a transação (maquininhas). Banco do Brasil, Carrefour e SafraPay são exemplos de emissores e Getnet, PagSeguro e Rede, de credenciadoras.

Entre as bandeiras de cartão de crédito mais usadas no Brasil estão MasterCard, Visa, Elo, American Express e Hipercard. 

Como funciona a bandeira do cartão?

O que vai determinar se um cartão é aceito ou não em algum estabelecimento é sua bandeira, por isso antes de escolher qual bandeira terá seu cartão é bom saber se nos estabelecimentos que você pretende usá-lo ele será aceito.   

A bandeira administra a relação entre emissores, credenciadoras e subcredenciadoras, que são as intermediárias entre o lojista e o meio de pagamento, para que possam ser processados os pagamentos feitos com cartões. 

Como identificar a bandeira do cartão de crédito?

Para identificar a bandeira de seu cartão de crédito é só olhar no canto inferior direito, onde fica um selo com a marca. Já reparou que em alguns sites de compra, quando você começa a digitar o número do cartão, a bandeira é identificada? Isso porque os números iniciais do seu cartão também identificam a bandeira e o emissor.   

Qual a bandeira de cartão mais usada no Brasil?

A bandeira de cartão de crédito mais usada no Brasil é a MasterCard. Em 2019, foram 5,5 bilhões de transações realizadas. Em segundo lugar, está a Visa, com 3,5 bilhões de transações, seguida pela Elo (516 milhões de transações) e pela Hipercard (232 milhões de operações). 

Durante todo o ano de 2019, foram realizadas 9,9 bilhões de transações em cartões de crédito no Brasil. 

Qual a bandeira de cartão de crédito mais aceita no mundo?

Visa e MasterCard são as bandeiras de cartão de crédito mais populares do mundo. Mas, atenção, para poder usar seu cartão fora do Brasil, seja em lojas físicas ou em sites, você precisa contratar um cartão internacional. Além disso, muitas operadoradoras de cartão de crédito exigem que o cliente libere essa opção antes de começar a comprar. 

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.