Como fazer um comprovante de renda como autônomo?

Para um autônomo, dar um comprovante de renda pode parecer uma tarefa um pouco complicada, mas a verdade é que há diferentes documentos que podem ser usados como prova dos ganhos de um profissional que não tem carteira assinada. Para mostrar os rendimentos, o autônomo pode reunir extratos bancários, declaração do Imposto de Renda, recibos de prestação de serviços emitidos e a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), feita exclusivamente por um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Qual o comprovante de renda do autônomo?

O documento considerado o comprovante de renda oficial do trabalhador autônomo é a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Só um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) pode emitir o documento. Outra maneira de comprovar a renda é usando extratos do banco, declaração do Imposto de Renda e recibos dos serviços prestados, de preferência assinados pelas duas partes. 

Como provar que trabalhei como autônomo?

Para comprovar que você trabalhou como autônomo, você pode reunir cópias dos recibos que passou como prestador de serviço, por exemplo. Também é possível usar como prova documentos nos quais constem sua profissão na época (certidão de nascimento dos filhos, boletim de ocorrência ou prontuário de internação hospitalar). Outra opção é mostrar a inscrição na prefeitura, em caso de atividades que precisem de alvará para serem executadas.  

Como comprovar renda de trabalho informal?

Assim como o autônomo, o trabalhador informal não tem carteira assinada nem holerite, por isso precisa usar outros documentos para mostrar que tem alguma renda. As opções são extratos bancários, recibos e declaração do Imposto de Renda.  

Como faço um comprovante de renda?

Diversos documentos podem ser usados como comprovante de renda. Se você é um trabalhador formal, com carteira assinada, pode usar seus holerites mensais para provar seus ganhos. Já se você é autônomo ou informal vai precisar provar os ganhos de outra maneira. Extratos do banco, declaração do Imposto de Renda e recibos são as mais comuns.

Como fazer um Decore para autônomo?

Só um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) pode emitir a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). A emissão do documento é feita pelo Portal de Sistemas do Conselho Federal de Contabilidade e tem validade de 90 dias. Para isso, ele vai pedir a mesma documentação que você usaria para comprovar renda: extratos, recibos, Imposto de Renda… 

Como declarar renda para financiamento?

Para fazer um financiamento é preciso comprovar a renda. Em caso de trabalhadores contratados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a apresentação dos contracheques são suficientes como comprovantes dos ganhos. Já os trabalhadores autônomos ou informais precisam provar a renda por meio da declaração do Imposto de Renda, recibos emitidos para os clientes ou comprovantes da movimentação da conta bancária.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.