“Coisite” - A pior doença financeira

Enviado em qui, 09/19/2013 - 19:58
Você é do tipo que precisa comprar? Ou compra para desestressar? Parece que sempre precisa de mais? Se fazer um planejamento financeiro é quase impossível esse post é pra você.
“Coisite” - A pior doença financeira

O dinheiro mais caro que existe é o dinheiro emprestado. Por que tanta gente paga mais do que aquilo que custa um produto? A resposta é simples: porque são impacientes. Quando você não tem paciência para poupar primeiro, e comprar depois, irá pagar juros por causa da sua impaciência.

Existe uma doença grave para sua saúde financeira: a “coisite”. Trata-se de um transtorno psicológico que “abre o apetite” por produtos e nunca vão deixar você satisfeito. É como um vírus que não para até o ponto de te deixar sem economias, sem carro, sem casa e às vezes sem família. O pior de tudo é que você passa a dar justificativas para a compra.

“Andrés, mas foi em 12 meses sem juros.” Isto também não faz sentido, porque existem riscos: e se você perder o emprego nesse tempo? Então, aquilo que se supunha livre de juros acaba gerando sobrecargas para os próximos meses.

Por causa da “cosite”, a gente acaba indo à falência. O único antídoto para combater esta terrível doença é o contentamento. Isto significa estar satisfeito com o que você possui: casa, carro, roupas, etc. Relaxe. Não se endivide. Não há nada de errado em comprar coisas e se presentear de vez em quando. Mas, comprar aquilo que você não precisa, com dinheiro que você não tem, só para ficar esnobando é criar problemas pra você mesmo.

Comprometa-se a não gastar mais do que ganha e a não fazer compras fora do orçamento. Caso você esteja muito “doente” por brinquedinhos novos, tome providencias como “amanhã eu compro” e nunca gaste até entrar em acordo com seu cônjuge. Aprenda a comprar de forma saudável.

-----
Siga o Andrés no Twitter: @elshowdeandres, no Facebook.com/elshowdeandres e acompanhe o site www.andresgutierrez.com