Blog de Dicas - Minha Casa

Aqui você pode obter ajuda para cumprir suas obrigações financeiras diárias e também para salvar ou ficar preparado para o que virá no futuro.

O milagre econômico brasileiro é como ficou conhecido o período entre os anos de 1967 e 1973, quando as taxas de crescimento do Brasil alcançaram patamares altos. Graças à combinação da política econômica nacional com o bom momento da economia mundial, o país cresceu, em média, 11% ao ano. 

Para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário é indicado estar com o CPF regularizado. Também é importante ter renda compatível com a quantia que você está querendo tomar emprestada. Em geral, os bancos costumam aprovar financiamentos com parcelas que comprometam, no máximo, 30% de sua renda familiar.

O financiamento de um imóvel usado funciona da seguinte maneira: A pessoa que compra o imóvel usado deve ter um bom perfil para se qualificar para o empréstimo imobiliário.

Desde 12 de novembro de 2019, com a promulgação da Reforma da Previdência, passaram a valer as novas regras da aposentadoria. 

O dicionário explica que sorte é “aquilo que determina a vida de alguém, destino; boa estrela, felicidade”, ou seja, pela definição, sorte não é algo que pode ser controlado, diferentemente de ganhar dinheiro, algo que depende do seu conhecimento e da sua habilidade.

A inteligência financeira é o que garante que os ganhos de uma pessoa sejam usados da melhor maneira possível para que ela possa ser próspera, mesmo que não seja rica. 

Para financiar uma casa é preciso fazer um contrato com uma instituição financeira, que vai pagar o imóvel e, em troca, cobrar do comprador o valor emprestado dividido em parcelas e acrescido de juros e demais encargos. 

É bastante comum as pessoas ficarem em dúvida se é melhor alugar ou comprar um imóvel financiado. A verdade é que, assim como quase todas as decisões que envolvem grandes valores, depende de vários fatores.

Para escolher entre consórcio e financiamento é preciso definir qual a sua urgência em adquirir o bem em questão. No consórcio, um grupo de pessoas se junta para autofinanciar a compra de um imóvel, um carro ou algum outro produto ou serviço.

Para conseguir alcançar a independência financeira é necessário juntar capital e aplicá-lo de maneira que renda o necessário para pagar todas as suas contas apenas com esses valores gerados de um mês para o outro.