Blog de Dicas - Meu Auto

Aqui você pode obter ajuda para cumprir suas obrigações financeiras diárias e também para salvar ou ficar preparado para o que virá no futuro.

Para um casal guardar dinheiro, o primeiro ingrediente básico é manter o diálogo. Antes de começar a poupar, é importante definir qual será o uso do dinheiro guardado, como cada um vai contribuir e onde a quantia será aplicada. As finanças podem gerar muitas desavenças entre um casal, por isso é bastante importante ser transparente.  

O primeiro passo para comprar um carro zero é pesquisar marcas e modelos que caibam no seu bolso. Para ter uma ideia do preço médio dos veículos, você pode consultar a Tabela Fipe, que traz a lista do preço médio de venda de todos os carros, por modelo.  

A tecnologia pode ser uma boa aliada para quem quer conseguir ganhar dinheiro rápido e fácil, mesmo sendo menor de idade. Colocar anúncios de serviços e de vendas de segunda mão nos grupos de Whatsapp do bairro ou em sites especializados pode ser um bom começo para juntar um dinheirinho.  

Os preços dos imóveis costumam acompanhar a lei da oferta e da procura, ou seja, quando há mais imóveis disponíveis para venda, o preço fica menor e quando há mais clientes interessados em comprar, o preço sobe.

Para saber se seu nome está limpo, ou seja, se seu CPF não tem restrição e faz parte dos cadastros de inadimplentes é preciso fazer uma pesquisa nesses bancos de dados. No Brasil, são três principais listas de endividados: Serasa, SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil. 

A internet facilitou bastante a vida de quem procura um carro para comprar. Existem vários sites especializados com anúncios de venda de veículos. Confira alguns portais para pesquisar seu novo automóvel:

O primeiro passo para conseguir guardar dinheiro é fazer um raio-x de suas finanças. Sabendo o quanto você gasta e o quanto você ganha, é possível fazer um planejamento do quanto poderá ser guardado todo mês. 

Comprar o primeiro carro é uma conquista para ser comemorada, mas escolher qual o melhor automóvel para satisfazer suas necessidades requer um pouco de atenção, afinal esse é um bem de alto valor. Analisar as diferentes opções é importante para fazer a melhor escolha. 

Recentemente estive trabalhando em um workshop de finanças pessoais, onde obtive vários resultados (bons e ruins). Primeiramente, vejo um avanço na filosofia de pequenas empresas que investem no desenvolvimento do conhecimento em finanças pessoais, ajudando seus funcionários e familiares a poder fazer muito mais do que gastar tudo o que ganham.

Comprar a casa própria e o carro novo geralmente faz parte dos objetivos das famílias. Quando não dá para comprar à vista, o financiamento e o consórcio costumam ser as opções mais usadas para adquirir os sonhos de consumo. Em meio a tantas ofertas estampadas em jornais ou apresentadas em propagandas de rádio e TV, o consumidor precisa decidir por qual método de crédito optar.