As taxas praticadas no financiamento de veículos variam bastante de acordo com vários fatores. Além do perfil do comprador, também são levados em conta as características do veículo e a situação econômica do país. Se a taxa básica Selic está alta, os juros tendem a ser mais altos também.
Para saber se seu nome está limpo, ou seja, se seu CPF não tem restrição e faz parte dos cadastros de inadimplentes é preciso fazer uma pesquisa nesses bancos de dados. No Brasil, são três principais listas de endividados: Serasa, SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil.
Um veículo com alienação fiduciária é um carro que está em nome do banco, ou seja, a pessoa adquiriu por meio de empréstimo bancário. O automóvel fica em nome da instituição financeira até que a dívida seja quitada.
O primeiro passo para comprar um carro zero é pesquisar marcas e modelos que caibam no seu bolso. Para ter uma ideia do preço médio dos veículos, você pode consultar a Tabela Fipe, que traz a lista do preço médio de venda de todos os carros, por modelo.
Na faixa de R$ 20 mil é possível encontrar opções de carros em ótimo estado de conservação e desempenho. Em geral, os modelos mais acessíveis, com boa relação custo benefício são os carros versão hatch como Honda Fit, Ford Fiesta, Fiat Punto e Renault Clio.
Qual o carro mais econômico até 20 mil? Chevrolet Astra Advantage 2005.
É possível financiar um carro sem entrada através de bancos ou instituições financeiras que oferecem a modalidade leasing. Ele funciona como um contrato de aluguel que dá a opção de compra ao final do pagamento das prestações. O banco compra o carro para revenda e aluga ao interessado em comprar.