Blog de Dicas - Meu Auto

Aqui você pode obter ajuda para cumprir suas obrigações financeiras diárias e também para salvar ou ficar preparado para o que virá no futuro.

Sair para fazer comprar nem sempre é uma boa opção, muito mais quando você vai voltar pra casa com algo que não serve pra nada. Comprar coisas inúteis é sempre uma péssima decisão, ainda mais quando:

Comprar um carro está na lista de sonhos de muita gente, mais nem sempre o sonho é possível e geralmente é por falta de conhecimento, ou seja, para realizar o sonho de comprar um carro é preciso entender tudo que tem a ver com o tema. Por isso fique atento às nossas dicas.

Os economistas do SPC Brasil afirmam que estar com o CPF negativado traz uma série de dificuldades na vida particular e profissional, como estar impedido de comprar em parcelas ou abrir contas em banco, enfrentar obstáculos na hora de financiar um carro ou uma casa e até mesmo conseg

Recentemente estive trabalhando em um workshop de finanças pessoais, onde obtive vários resultados (bons e ruins). Primeiramente, vejo um avanço na filosofia de pequenas empresas que investem no desenvolvimento do conhecimento em finanças pessoais, ajudando seus funcionários e familiares a poder fazer muito mais do que gastar tudo o que ganham.

Comprar a casa própria e o carro novo geralmente faz parte dos objetivos das famílias. Quando não dá para comprar à vista, o financiamento e o consórcio costumam ser as opções mais usadas para adquirir os sonhos de consumo. Em meio a tantas ofertas estampadas em jornais ou apresentadas em propagandas de rádio e TV, o consumidor precisa decidir por qual método de crédito optar.

De acordo com os especialistas do Meu Bolso Feliz, a maneira ideal de se comprar um bem é fazer um planejamento a longo prazo, aplicar o dinheiro aos pouquinhos em um investimento e, ao final, comprar o bem à vista, podendo até barganhar um bom desconto no pagamento.

Uma pergunta que sempre recebo no meu programa é “Andrés, estou gostando do que você ensina, coloco em prática, mas como faço para que o meu esposo/minha esposa colabore?”. É engraçado como um gastador se junta com alguém econômico e vice-versa, realmente os opostos se atraem.

O que você considera na hora de comprar um carro? Modelo, marca, ano, opcionais, valor, parcelas e entrada são alguns dos tópicos que estão na cabeça de quem está buscando adquirir o tão sonhado carro novo. Mas existem outros tópicos que devem estar no papel na hora de decidir pela compra de um veículo.

Como autor de quatro livros infantis de educação financeira, sou convidado para conversar com as crianças, professores ou pais sobre este tema. Quando o bate papo é com as crianças (com idade a partir dos quatro anos) algumas questões importantes me chamam a atenção. E elas não variam de acordo com a condição econômica dos alunos.

Elas querem!

Já sabemos que parte do salário sempre deve ser reservada para investimentos, quem tem um planejamento financeiro bem estruturado sabe que o mínimo de 10% do salário para investimentos é uma regra que não deve ser quebrada. O problema é quando a situação aperta e precisamos usar dessa nossa reserva para sair do sufoco.