Qual a melhor forma de usar o cartão de crédito?

Enviado em ter, 12/22/2020 - 14:22
Como deixar de usar o cartão de crédito?

A melhor forma de usar o cartão de crédito é com consciência. O cartão de crédito é apontado por muitos inadimplentes como o maior vilão de seus problemas financeiros, mas esse meio de pagamento pode ser um ótimo aliado se você souber usá-lo com sabedoria. 

Se você está se perguntando: Como usar o cartão de crédito?, aqui vão algumas dicas:

  • Tire vantagem da data de vencimento. Geralmente a fatura do cartão de crédito é fechada com cerca de 10 dias de antecedência. Isso significa que o que você comprar no cartão desse dia até a data de pagamento só será cobrado no próximo mês, sendo possível ganhar até 40 dias para quitar uma compra. Essa estratégia pode ser uma boa opção para não entrar no cheque especial no fim do mês.  
  • Gaste apenas o valor que poderá quitar na próxima fatura. Como o próprio nome diz, esse meio de pagamento é uma forma de crédito, ou seja, é como se você tivesse à disposição um empréstimo todo mês. Por conta da facilidade, muita gente acaba se iludindo e gastando todo o limite do cartão como se fosse parte de seu orçamento.  
  • Aproveite o programa de fidelidade. Os benefícios variam de acordo com o cartão de crédito, por isso é importante se informar sobre as opções antes de fechar o contrato. Alguns oferecem descontos em lojas parceiras e possibilidade de trocar os pontos acumulados por produtos ou passagens aéreas.  
  • Procure opções sem anuidade. Para que pagar a taxa se existem vários cartões que não têm cobrança? Pesquise antes de pedir o cartão de crédito. Em alguns casos, a empresa cobra a anuidade apenas se você não usa o cartão. 

Como organizar as contas do cartão de crédito?

Para organizar as contas do cartão de crédito você deve fazer o mesmo que faz com todas as suas outras contas: anotar todos os gastos. Nada de ir pagando tudo no cartão de crédito sem controle e ter uma surpresa quando a fatura chegar. O celular, que está sempre com você, pode ser seu grande aliado neste hábito: toda vez que passar algo no cartão de crédito, anote em um arquivo no celular. Assim, a cada compra, você consegue visualizar o quanto já tem para pagar na próxima fatura.

Se você se der conta de que já tem uma dívida que não vai conseguir pagar na próxima fatura, considere buscar um empréstimo pessoal, com juros mais baixos que os oferecidos no parcelamento do cartão de crédito, para quitá-la.   

Qual a melhor forma de pagar o cartão de crédito?

A melhor forma de pagar o cartão de crédito é à vista. Se todo mês você quita o valor total da fatura, não são cobrados juros. 

As outras opções oferecidas pelo cartão de crédito são pagar qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura e ficar com o saldo devedor no crédito rotativo, que deve ser quitado na próxima fatura, ou fazer o parcelamento do valor total da fatura. Essas duas opções têm incidência de juros, por isso devem ser evitadas ao máximo. 

Como parar de usar o cartão de crédito?

Para parar de usar o cartão de crédito, a melhor opção é deixar de tê-lo. Destrua o cartão e entre em contato com a operadora para cancelar o contrato. Caso você tenha compras parceladas, elas continuarão sendo cobradas mês a mês até que você termine de pagar o que deve. 

Como não se enrolar com cartão de crédito?

Disciplina é o segredo para não se enrolar com o cartão de crédito. Um dos maiores erros de quem fica inadimplente é gastar mais do que ganha. Quem se enrola nas dívidas do cartão de crédito, geralmente, não usou esse meio de pagamento para alguma emergência, apenas foi comprando sem controle e, quando se deu conta, a dívida estava além das suas possibilidades. 

A dica de ouro pode não ser fácil, mas é simples: nunca compre além das suas possibilidades. Seus gastos sempre têm de ser menores que sua receita.  

O que acontece se você não pagar o cartão de crédito?

Se você não pagar o cartão de crédito, você fica inadimplente e pode ter seu CPF negativado nos sistemas de proteção ao crédito, dificultando seu acesso a outros empréstimos. 

Como os juros do cartão de crédito estão entre os mais caros do mercado, não vale a pena deixar a dívida rolar. Caso veja que não vai conseguir quitar a fatura, o melhor é pegar um empréstimo pessoal para parcelar o que deve a juros menores.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.