Financiamento imobiliário Caixa

Enviado em sex, 12/17/2021 - 20:50
Financiamento imobiliário Caixa

É difícil conseguir o financiamento da Caixa?

Realizar o sonho da casa própria precisa de planejamento financeiro. A Caixa não financia 100% do valor do imóvel, por isso você precisa ter no mínimo 20% do valor para dar de entrada. O banco vai financiar até 80% do imóvel.

Não ter renda suficiente é um dos motivos que mais impedem as pessoas de conseguirem um financiamento imobiliário da Caixa. Além disso, o valor da prestação não pode exceder 30% da renda familiar comprovada.

Faça uma simulação em nosso sistema para você ter uma noção de quanto ficaria um financiamento imobiliário pela Caixa.

Como conseguir crédito imobiliário Caixa?

Seja para adquirir um terreno, imóvel usado, novo ou em construção, há um conjunto de critérios que são adotados pelo serviço de habitação da Caixa.

Os parâmetros de financiamento mais relevantes são:

  • Solicitante pode gastar, no máximo, 30% da sua renda na parcela do imóvel;
  • pode-se escolher diferentes métodos de aplicação da taxa de juros. São eles: de 8% a 9,75% (prefixado); de 6,50% a 8,50% + Taxa Referencial (TR) e de 2,95% a 4,95% + IPCA (taxa de inflação);
  • a Caixa financia até 80% do imóvel para contratos do tipo SAC e até 70% para do tipo PRICE;
  • o valor máximo de financiamento é de R$ 1,5 milhão para contratos SFH, não existindo limite para SFI;
  • prazo máximo de financiamento para contratos SAC é de 360 meses e no PRICE de 240 meses.
  • Com todos esses documentos em mãos, o próximo passo é ir a uma agência da Caixa para solicitar uma análise de crédito. Se você já tiver uma conta aberta no banco, vai facilitar ainda mais o processo e você deve se direcionar à sua própria agência. Mas caso ainda não seja correntista, escolha a agência que for mais cômoda, afinal, poderão ser necessárias algumas visitas ao banco até o processo ser finalizado.
  • Inclusive, é nessa etapa em que a Caixa, além de conferir todos os documentos, também vai identificar qual é o tipo de crédito mais adequado para cada cliente, além de identificar também o uso do FGTS como parte do pagamento do financiamento.

O que não aprova o financiamento da Caixa?

Ter renda incompatível com o valor do imóvel: se você não tem salário ou ganhos mensais que comportem o valor das parcelas, o banco provavelmente vai recusar o financiamento. Além disso, estar com o nome sujo na praça é um dos fatores que podem impedir o recebimento do auxílio financeiro do banco na aquisição de um imóvel.

Quanto tempo a Caixa leva para analisar os documentos do financiamento?

O prazo para aprovação do financiamento pela Caixa varia, mas a base mais rápida para aprovar tudo pode vir mesmo em 10 dias. Mas isso é apenas se toda a documentação estiver em ordem, com o imóvel a ser avaliado também já tendo todos os documentos necessários. Assim, a análise de crédito e a avaliação ficam bem mais fáceis.

Quem já teve o nome sujo pode fazer financiamento Caixa?

Se você limpou seu nome, pode financiar um imóvel. Tudo vai depender do entendimento do banco e do impacto dessa dívida atrasada no seu score de crédito. Caso o banco negue o financiamento, você pode trabalhar a médio prazo para melhorar a sua reputação enquanto pagador e voltar a pedir crédito. Entenda aqui como funciona a avaliação de score.

Quais os critérios que a Caixa usa para liberação de financiamento de imóvel?

De forma geral, se você for brasileiro ou tiver visto de residência permanente, for maior de 18 anos ou emancipado com 16 anos, não tiver nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito e também tiver fonte de renda, pode solicitar uma análise de crédito para ter acesso ao financiamento da Caixa. Você pode simular aqui quanto ficaria um financiamento de imóvel.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.