Como investir em imóveis?

Enviado em ter, 12/22/2020 - 15:59
Mercado financeiro atual e as oportunidades para investir em imóveis

Existem duas maneiras de investir em imóveis. Da maneira mais tradicional, você pode comprar uma casa, apartamento ou terreno e obter o lucro a partir do aluguel ou da revenda do imóvel, depois de algumas melhorias ou da valorização natural do imóvel. 

A outra opção de investimento é adquirir cotas de fundos imobiliários (FIIs). Os fundos imobiliários são recursos aplicados em vários empreendimentos, que são locados ou arrendados. O valor gerado com o fundo é dividido proporcionalmente entre os investidores de acordo com as cotas de cada um, na chamada distribuição periódica de rendimentos, que deve acontecer no mínimo uma vez por semestre.   

É bom investir em imóveis?

Antes de fazer negócio, é importante colocar na balança as vantagens e desvantagens para saber se é bom investir em imóveis. No geral, investir em imóveis tem pontos positivos e negativos. A tendência de valorização é uma das vantagens desse tipo de investimento, assim como a segurança do negócio de baixo risco. Outro ponto positivo é o reajuste dos aluguéis ser feito de acordo com os índices de inflação, o que evita perdas a longo prazo.  

Entre as desvantagens de investir em imóveis está a pouca liquidez. Caso aconteça um imprevisto e você precise do valor com rapidez, pode acabar perdendo dinheiro tendo de aceitar a primeira proposta que aparecer. Outro ponto negativo é que, caso o imóvel fique vago, você precisará arcar com todos os custos, como IPTU e condomínio

Por que investir em imóveis?

Um dos motivos mais importantes para se investir em imóveis é a geração de uma renda passiva, ou seja, independentemente do seu trabalho, todo mês, você recebe o aluguel. Por isso, é essencial para quem quer gerar lucro com o aluguel escolher imóveis em lugares estratégicos, com alta demanda. 

Outro motivo para investir em imóveis é diversificar o portfólio de investimentos. Mesmo que você já invista na bolsa de valores ou em renda fixa, sempre vale a pena ter mais um tipo de investimento para não correr o risco de perder muito dinheiro com as variações do mercado. 

É um bom momento para investir em imóveis?

O melhor momento para se investir em imóveis é quando a demanda está menor que a procura, já que os preços dos imóveis acompanham a lei da oferta e da procura. Quando há mais imóveis disponíveis para venda do que pessoas querendo comprar, os preços tendem a baixar; e quando há mais clientes interessados na compra do que imóveis disponíveis, o preço sobe. 

Além do momento do mercado, considere também sua situação pessoal. Verifique se existe a possibilidade de você perder sua fonte de renda antes de entrar em um financiamento longo, como costumam ser os dos imóveis, e pense em um plano B para caso isso aconteça. 

Qual é a melhor ação para comprar?

A melhor opção de ação vai ser diferente para cada momento e cada investidor. Definir qual a melhor ação para comprar depende de alguns fatores. O primeiro deles é verificar as tendências do mercado. Uma dica importante é conferir as análises das ações das empresas que pretende adquirir para saber como elas se comportaram até hoje e quais as expectativas para o futuro. Outro ponto que deve ser levado em conta é seu perfil de investidor. Conhecer quais suas características ajuda a saber qual o melhor investimento para você.  

Para quem está começando, o melhor é pedir ajuda a especialistas. Já que você vai precisar de uma corretora de valores para poder investir na bolsa, escolha uma que dê uma boa assessoria para lhe ajudar a fazer seus investimentos.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.