Por que você não é milionário?

Submitted by Laura M Rodriguez on qui, 10/24/2013 - 19:39

Se nos pedissem para descrever um milionário seguramente começaríamos nos referindo a suas luxuosas mansões, exaltando seus carros exclusivos e invejando seus dias de compras em lojas famosas espalhadas pelo mundo. Estamos convencidos de que é uma questão de sorte: pertencem a uma família poderosa e estável, ingressaram facilmente às mais prestigiosas escolas de negócios.
O que não sabemos é que sua ambicionada riqueza é resultado de uma verdadeira inteligência financeira.

Um estudo realizado por Thomas J. Stanley e William D. Danko publicado em seu livro “O Milionário Mora ao Lado” (The Millionaire Next Door), aclarou as verdadeiras ações que um milionário realiza para construir sua riqueza que, ao contrário do que comumente pensamos, não se relaciona com o status de suas famílias, nem com a qualidade da educação recebida, nem com gastar grandes somas de dinheiros em luxos e excessos senão com uma oportuna disciplina fiscal, muito sacrifício e trabalho duro.
A maioria das pessoas enfoca seu comportamento financeiro em obter altos recebimentos e em acumular uma grande riqueza. “Uma pessoa com ótimos recebimentos, mas que gaste tudo, não esta acumulando riqueza, simplesmente está vivendo bem. Riqueza é o que se acumula não o que se gasta” mencionam os autores.

Vejamos quais destas cinco características te faltam para se tornar um milionário:
1. Tem um estilo modesto. Gastam menos que ganham e investem o resto.
Os milionários se caracterizam por planejar e controlar detalhadamente seus orçamento e seus gastos; sua prioridade não é procurar aprovação das pessoas mais próximas, mas sim manter seguras suas finanças. De maneira geral, os milionários vivem em uma vizinhança de classe média e pouco chamativos, evitando ao máximo aparentar uma riqueza excessiva.

2. São eficientes empregando os recursos: tempo, dinheiro e energia.
Os milionários tem um orçamento anual predeterminado e envolvem os membros da família na execução do mesmo limitando os gastos aos recebimentos definidos. A grande maioria dos acumuladores de riquezas nunca fica devendo parcelas de automóveis, compram somente o que podem pagar a vista, ainda que isso signifique comprar um carro usado.

3. Dão mais prioridade a independência financeira que a posição social.
Para um milionário é mais importante alavancar seus recebimentos, moderar seus gastos e INVESTIR o restante do que ter altos recebimentos; são pessoas concentradas na riqueza e não no consumo e investem seu dinheiro em áreas positivas e que impactem seus interesses de negócios. Os NÃO milionários exibem todos os símbolos da riqueza, tais como modernos automóveis, férias caras, roupas exclusiva, mas se vistos de perto, descobrimos que todas suas aquisições estão baseadas em dinheiro emprestado; são pessoas que necessitam exibir um estilo de vida de alto consumo.

4. Ensinam aos seus familiares a serem economicamente sustentáveis.
Os milionários conhecem de perto as novas tendências e exigências do mercado, e estrategicamente desenvolvem produtos e serviços que resultam em investimentos rentáveis para seu portfólio. Estão muito bem informados e veem em cada necessidade uma oportunidade para aumentar seu capital.

----
Siga a Laura @lalarodriguezc

Comentários