O que é TR (Taxa Referencial) e como calcular?

Atualizado em 27 de Agosto 2022
O que é TR (Taxa Referencial) e como calcular?

A taxa referencial é medida diariamente (TR diária) e, ao longo do mês, ela é somada resultando na TR mensal. A TR mensal é utilizada na correção monetária do dinheiro que permanece aplicado pelo período do mês cheio.

O cálculo da TR e a sua divulgação são feitos pelo Banco Central, através do site, que disponibiliza uma calculadora.

Productos Personalizados

Produtos Recomendados:

Financiamento Imobiliário

CrediHome

Financiamiento Imobiliário

9,50% a.a.

Valor mínimo: R$ 0
Prazo: 1 ano a 30 anos
Processo 100% digitalFinanciamos qualquer imóvel

As condições se aplicam de acordo com as especificações de cada produto

O que é que significa TR?

A Taxa Referencial, também conhecida como TR, foi criada com o objetivo de servir de referência para as demais taxas de juros no Brasil. Atualmente, a taxa Selic desempenha o papel desta taxa de juros.

Quanto está a TR hoje? 0,0436%

Qual é a TR de hoje? 0,0436%

Qual o valor da TR em março? 0,10%

Quanto rende a TR ao mês?

A TR mensal é o valor acumulado das TRs diárias de um determinado mês. Esse valor é utilizado para as correções de financiamentos, FGTS, poupança e títulos do Tesouro Nacional que ainda envolvem a TR. Como os valores podem sofrer mudanças de um dia para outro, a forma mais prática de calcular a TR ao mês é pela Calculadora do Cidadão, do site do Banco Central, que acompanha os reajustes dessa taxa.

Por que a TR subiu?

No início de 2022, a TR voltou a subir, puxada pela alta da Selic (a taxa básica de juros) que está no patamar de 11,75%. Por ser um dos mecanismos que podem ser utilizados para controlar a inflação, quando a Selic está acima de 8,5%, a TR volta a subir pela regra do Banco Central.

Por que a TR é zero?

Pela regra do Banco Central, quando a taxa básica de juros (Selic) está abaixo ou igual a 8,5%, a TR fica "hibernando" e zerada. Acima de 8,5%, patamar em que se encontra desde dezembro passado, a TR volta a ter um valor calculado diária e mensalmente. Em janeiro, por exemplo, a taxa ficou em 0,06%.

Como é calculada a TR no financiamento imobiliário?

Por exemplo: se o mutuário contratou um financiamento com taxa de juros de 8% ao ano, ele deverá somar a esses 8% o valor da TR estimada neste exercício, de 1%, para chegar ao seu custo final. Essa soma extra deve durar enquanto a Selic permanecer acima de 8,5%.

Como é feito o cálculo da TR?

O valor da TR é calculado diariamente e é sempre um pouco menor que o da Taxa Básica Financeira (TBF). Esta, por sua vez, é calculada com base nas taxas médias praticadas entre os investidores nas negociações de títulos públicos prefixados, que são as Letras do Tesouro Nacional (LTN). Você pode acompanhar o valor da TR no site do Banco Central.

Como calcular a TR da poupança?

Quando se fala do rendimento da poupança, podemos citar a TR como grande fator tanto para quedas, quanto para aumento do valor. Desde Agosto de 2012, o sistema de rentabilidade da poupança varia de acordo com o nível dos juros básicos da economia brasileira.

Quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança paga a variação da TR mais 0,5% ao mês. Porém, quando a Selic estiver abaixo de 8,5%, o valor do rendimento é equivalente a 70% da Selic mais a variação da taxa de referência.

É importante destacar que essa variação pode sofrer grandes oscilações ao longo dos meses, chegando a variar quase 1% ao ano. 

Qual a diferença entre TR e taxa fixa?

A Taxa Referencial, ou TR, é um índice de correção para cálculo de rendimentos em investimentos como imóveis, por exemplo. Esta taxa também é utilizada para a aplicação de base de juros.
Já a taxa fixa é um valor sempre igual ao longo do período do contrato, fazendo com que a sua prestação mensal seja sempre a mesma.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.